Os boavisteiros empataram a uma bola com o Farense, no Estádio do Bessa. Marco Matias marcou primeiro, mas os axadrezados não desistiram e chegaram ao empate por Miguel Reisinho. Vukotic, do lado do Boavista, e Cláudio Falcão, pelo Farense, foram expulsos já depois dos 90.
A jogar em casa, o Boavista não conseguiu mais do que um empate, neste domingo (8), frente ao Farense, penúltimo colocado do campeonato. Os leões de Faro abriram o marcador por Marco Matias, aos 52′, mas ao cair do pano sobre o jogo, já para lá do minuto 90, após muita confusão e duas expulsões, o Boavista empatou a partida com um penálti convertido por Miguel Reisinho. Há três jogos sem vencer, a equipa portuense fecha a 13.ª jornada da Liga dois pontos acima da linha de água. Segue-se o Sporting.
Em relação ao empate a zeros com o Nacional, Cristiano Bacci promoveu duas alterações no onze do Boavista. Seba Pérez regressou após castigo sofrido no jogo frente ao Rio Ave e o jovem de 20 anos, Augusto Dabó, fez o seu segundo jogo a titular pelos axadrezados. Foram suplentes Ibrahima Camará e Vukotic. Tozé Marreco manteve, no Farense, o mesmo onze que iniciou na vitória pela margem mínima frente ao Estrela da Amadora.
No Bessa, a tarde estava gelada e havia pouca gente nas bancadas: 3.845 espectadores foram ao estádio ver o jogo.
Pantera pressionante, mas inconsequente
O Boavista começou a partida com a ambição de conquistar a sua primeira vitória em casa esta época (dois empates e quatro derrotas, no total). Com a defesa muito subida, jogava praticamente com os dez jogadores de campo no meio campo defensivo do Farense, recuperando muitas bolas ainda antes da linha central e impondo pressão constante sobre os algarvios.
O primeiro lance de perigo foi para a equipa da casa aos 16 minutos da partida: uma arrancada de Salvador Agra pela direita, que rematou forte e rasteiro, mas a bola passou a centímetros do segundo poste, arrancando suspiros dos adeptos da casa.
Dez minutos depois, gritou-se golo das bancadas do Bessa, mas foi ilusão. Salvador Agra voltou a agitar o jogo, encontrando Bozenik sozinho à entrada da área, no entanto, o eslovaco rematou com potência para uma grande defesa de Ricardo Velho. A bola ainda bateu no poste antes de sair para canto. O Boavista estava completamente em cima do jogo nestes minutos iniciais.
Aos 38’, após um canto, Baldé aproveitou a falha de marcação na grande área e rematou com força para uma excelente defesa de César, que agarrou a bola à primeira.
O Boavista foi quem mais pressionou o adversário na primeira parte, mas pressionar não bastava para criar oportunidades e marcar.
O balde de água fria chegou
Já na segunda parte, e pelo Farense, Marco Matias encontrou Baldé solto na grande área, mas o guineense não conseguiu finalizar em posição privilegiada e enviou a bola para a bancada.
Pouco depois, foi a vez de Matias ser servido. Miguel Menino encontrou o extremo isolado na direita e desta vez os algarvios não desperdiçaram e fizeram o primeiro golo na partida.
⚽ GOLO
Marco Matias 52′
I Liga (#13) | Boavista 0-(1) Farense#LigaPortugalBetclic #EPOCA2425 #JORNADA13#BFCSCF #BFC #SCF
Todos os vídeos https://t.co/jdGlAIHnZR pic.twitter.com/TWzPXHYR4D— VSPORTS (@vsports_pt) December 8, 2024
As bancadas ficavam cada vez mais impacientes com as sucessivas paragens de jogo do árbitro David Silva, para ser prestada assistência aos jogadores do Farense.
Aos 76’, Elves Baldé quase fez o segundo. O extremo que recebeu a bola no meio-campo e com uma grande arrancada, fintou Abascal e rematou para mais uma grande intervenção de César.
O Boavista conseguia chegar à área com frequência através de cruzamentos, mas sempre sem sucesso, devido à defesa sólida dos leões de Faro. A primeira vez que conseguiram acertar nesta dinâmica foi aos 87’: Agra encontrou Abascal a desmarcar-se ao segundo poste e o central cabeceou de cima para baixo, como manda a lei, mas a bola passou por cima da trave após o ressalto no chão.
Vários protestos nas bancadas após a decisão de David Silva de dar cinco minutos de compensação. Pediu-se mais das bancadas axadrezadas. No entanto, não foi preciso muito tempo para conseguir o empate, pois, no início do período de descontos, foi assinalada uma grande penalidade após falta sobre Seba Pérez. A decisão não agradou de todo aos algarvios, que confrontaram o árbitro e os jogadores do Boavista. No meio da confusão, Cláudio Falcão (Farense) e Vukotic (Boavista) viram o segundo amarelo e foram expulsos.
Miguel Reisinho assumiu a responsabilidade e bateu em jeito para o fundo das redes de Ricardo Velho.
⚽ GOLO
Miguel Reisinho 95′
I Liga (#13) | Boavista (1)-1 Farense#LigaPortugalBetclic #EPOCA2425 #JORNADA13#BFCSCF #BFC #SCF
Todos os vídeos https://t.co/jdGlAIHnZR pic.twitter.com/JaA5xglEra— VSPORTS (@vsports_pt) December 8, 2024
Antes do apito final, deu-se nova confusão no relvado. Desta vez com Salvador Agra que não ficou contente após o jogador do Farense ter atirado a bola contra o banco da equipa da casa.
Mesmo dominando boa parte do jogo, a equipa axadrezada foi ineficaz nas finalizações e permitiu ao Farense crescer progressivamente. Apesar de jogar em casa normalmente ser sinónimo de vantagem, esta época o Boavista ainda não conseguiu vencer no Bessa. De notar as grandes exibições na equipa da casa de Salvador Agra e Bruno Onyemaechi – este último jogou a extremo – sempre muito criativos no processo ofensivo e com bastante garra nas recuperações de bola no processo defensivo. Pela equipa visitante, Baldé e Marco Matias foram os principais destaques, participando ativamente nas jogadas de ataque da equipa. O guineense apenas pecou na finalização, pois, fora isso, foi um jogo bastante consistente do extremo de 25 anos.
Cristiano Bacci. “O nosso objetivo é ter três equipas abaixo de nós na classificação”
Na sala de imprensa, Cristiano Bacci referiu que “todos os jogos são difíceis” e que o Farense era uma equipa “forte e competente”. Lamentou a expulsão de Vukotic, mas mostrou confiança na capacidade do Boavista para encontrar soluções.
Sobre a falta de vitórias em casa, o italiano referiu que o foco principal era “não perder”, destacando que o objetivo da sua equipa esta época é manter-se acima da “linha de água”. “O nosso objetivo é ter três equipas abaixo de nós na classificação”, afirmou.
Tozé Marreco não compareceu na conferência de imprensa, por decisão do clube.
O próximo jogo dos axadrezados será uma deslocação a Alvalade, onde vai defrontar o Sporting, no próximo sábado (14). Já o Farense recebe o Gil Vicente na próxima sexta-feira (13).
Editado por Filipa Silva