A magia do circo chega ao Coliseu e leva ao palco artistas de todo o mundo, para interpretar uma história original de Afonso Cruz através de espetáculos aéreos, de roller-skating, malabarismo, palhaços e muito mais. A encenação é de Ana Luena e as músicas são de Carlos Tê e Pedro Vidal.

A época de Natal chegou e com ela o histórico Circo do Coliseu. A sala principal tem o seu palco preparado para receber “os inacreditáveis” artistas circenses, não só de Portugal, mas de todo o mundo. O público pode assistir já a partir desta sexta-feira (13) e até 5 de janeiro a um espetáculo que inclui apresentações de hand balancing, funambulismo, malabarismo, fitas aéreas, pole aéreo, roller-skating, aros, trapézio e palhaços.

Inspirados numa história original do escritor Afonso Cruz, os artistas foram desafiados pela equipa do Coliseu Porto Ageas a criar números que dessem corpo e movimento à imaginação do autor. Para conduzir o espetáculo, Susana Madeira e Pedro Almendra, em conjunto com o Balleteatro, interpretam trechos dos textos de Afonso Cruz entre as apresentações, dando um ar cómico e poético à produção.

Este ano, as apresentações contam com a dupla de palhaços Datinelli Brothers (Portugal), Jamie & Beata no roller-skating, Duo Wonderlust (Austrália) no trápezio, Agustin Rodriguez Beltran (hispano-mexicano) nas fitas aéreas e muitos mais. 

A encenação, dirigida por Ana Luena, conta com desenhos de luz de Cárin Geada e músicas originais criadas por Carlos Tê e Pedro Vidal. O espetáculo vai estar em cartaz nos dias 13, 15, 21, 22, 25, 26, 27, 28, 29, 1, 4 e 5, em vários horários que podem ser confirmados no site oficial do evento, e pode receber 3 mil pessoas por sessão. Os poucos bilhetes que ainda restam custam entre 10 e 60 euros.

Miguel Guedes, presidente e diretor artístico do Coliseu do Porto, espera casa cheia. “É quase mágico que esta casa tenha 83 anos e faça circo de produção própria há 83 anos. Todos os anos, nós fazemos o nosso próprio circo, é uma coisa muito afetiva, é indesmentível, e passam por aqui, só no circo, cerca de 150 mil pessoas e este ano é o que teremos novamente”, afirmou ao JPN, à margem do ensaio de imprensa.

83 anos de história 

O Circo do Coliseu Porto Ageas  acontece desde 1941 de maneira ininterrupta e leva até ao Porto um momento de diversão com a família e amigos. No ano passado, a história foi criada por Gonçalo M. Tavares, que homenageou a memória, já neste ano Afonso Cruz quer celebrar a arte circense.  

Afonso Cruz é um escritor português que criou obras como “Vamos comprar um poeta”, “Para onde vão os guarda-chuvas” e “Jesus Cristo bebia cerveja”. Em 2012, foi o grande vencedor do Prémio da União Europeia para a Literatura, como o romance “A boneca de Kokoschka”

Neste espetáculo, o autor presenteia-nos com uma homenagem ao circo e às diversas artes que tornam esse momento “tão belo, exigente e surpreendente”, como refere a nota de imprensa.

Reportagem de áudio realizada no âmbito da cadeira de AIJ Rádio – 3.º ano

Editado por Filipa Silva