Federação Distrital do Porto do Partido Socialista reuniu esta terça-feira e confirmou Pizarro para o Porto. O atual presidente da Câmara de Valongo vai ser candidato na Maia e o ex-secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia, vai ser o candidato do PS a Gaia.

A boa disposição imperou na arruada de Santa Catarina.

Manuel Pizarro foi candidato do PS à Câmara do Porto em 2013 e em 2017. Chegou a integrar o Executivo de Rui Moreira no primeiro mandato do atual edil do Porto. Foto: Filipa Silva

A Federação Distrital do Porto do Partido Socialista ratificou o nome de 12 dos 18 candidatos que vai apresentar às eleições autárquicas do próximo ano no distrito do Porto. Manuel Pizarro, ex-ministro da Saúde, ex-eurodeputado e candidato à Câmara Municipal do Porto pelo PS em 2013 e 2017, volta a ser a aposta do partido para a autarquia, de onde vai sair Rui Moreira, que atingiu o limite de mandatos.

À autarquia de Gaia, que é liderada pelo PS há três mandatos, com Eduardo Vítor Rodrigues também impedido de concorrer por limitação de mandatos, o candidato dos socialistas vai ser o antigo presidente da Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso e ex-secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia.

Num distrito com vários autarcas socialistas a atingirem a limitação de mandatos, há também uma troca: José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo desde 2013, vai agora concorrer à presidência da Câmara Municipal da Maia, que o PS nunca conquistou.

Tanto em Valongo como em Gondomar – onde Marco Martins também atingiu o limite de mandatos – os candidatos do PS vão ser os atuais “número 2” destas autarquias: Paulo Esteves Ferreira, no caso de Valongo, e Luís Filipe Araújo, no caso de Gondomar.

Na lista confirmada na terça-feira à noite, há para já uma mulher em 12 nomes: Cristina Vieira, atual presidente da Câmara do Marco de Canavezes, é novamente aposta dos socialistas. Paulo Pereira também concorrerá a um terceiro mandato pelo PS em Baião. E Alberto Costa, que em 2021 conquistou a Câmara de Santo Tirso para o PS, vai a jogo, no encalço do segundo mandato.

Américo Paulo Ribeiro, atual presidente da União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Capelos e Gatão vai ser cabeça-de-lista pelo PS à Câmara de Amarante, numa autarquia atualmente presidida pelo PSD. Também o deputado Paulo Araújo Correia vai tentar retirar ao PSD a presidência da Câmara de Penafiel, onde é atualmente vereador sem pelouro, repetindo a candidatura de 2021.

No capítulo das apostas renovadas, aparece também João Trocado, líder do PS/Póvoa de Varzim, que em 2021 foi derrotado por Aires Pereira (PSD), e que é novamente cabeça-de-lista pelo PS; e Amadeu Dias que, pela terceira vez, é o nome escolhido pelos socialistas para concorrer à presidência da Câmara da Trofa.

Para o início de 2025, ficam prometidos os nomes dos seis concelhos em falta: Paredes, Lousada, Felgueiras, Paços de Ferreira, Matosinhos e Vila do Conde.

Lista dos candidatos ratificados pelo PS/Porto:

  • Amarante: Américo Paulo Ribeiro
  • Baião: Paulo Pereira
  • Gondomar: Luís Filipe Araújo
  • Maia: José Manuel Ribeiro
  • Marco de Canaveses: Cristina Vieira
  • Penafiel: Paulo Araújo Correia
  • Porto: Manuel Pizarro
  • Póvoa de Varzim: João Trocado Costa
  • Santo Tirso: Alberto Costa
  • Trofa: Amadeu Dias
  • Valongo: Paulo Esteves Ferreira
  • Vila Nova de Gaia: João Paulo Correia

As eleições autárquicas de 2025 ainda não têm data marcada, mas vão ocorrer entre os meses de setembro e outubro. Nessa altura, vão ser escolhidos os executivos e as assembleias municipais de 308 concelhos e de 3.091 freguesias.