O FC Porto venceu o Moreirense por 0-3 e chegou ao primeiro lugar da Liga, ex-aequo com o Sporting. Rodrigo Mora, autor de um golo e de uma assistência, foi a grande figura do jogo. Benfica pode assumir a liderança se vencer esta segunda-feira.
Vítor Bruno prometeu para este sábado um “jogo diferente”, diante do Moreirense, face ao último duelo entre as duas equipas para a Taça de Portugal – que resultou na eliminação dos dragões – e, desta vez, o FC Porto venceu em Moreira de Cónegos de forma clara: 0-3 foi o resultado final.
Samu abriu o marcador de cabeça, aproveitando uma excelente assistência de Rodrigo Mora, jovem que acabou como o “homem do jogo” no seu primeiro encontro a titular e que fez o gosto ao pé, já na segunda parte. A fechar a partida, André Franco fez o terceiro dos dragões.
O FC Porto controlou durante os 90 minutos do jogo, apesar das poucas oportunidades criadas.
Esta vitória permitiu aos dragões avançarem para o primeiro lugar do campeonato, à condição, com 37 pontos, ex-aequo com o Sporting, que empatou a zeros em Barcelos, este domingo (22). Já a equipa de Moreira de Cónegos mantém-se na oitava posição, com 20 pontos.
O Moreirense fez apenas uma alteração no onze inicial face ao último encontro contra o Nacional. Do lado portista, também Vítor Bruno realizou apenas uma troca, face ao encontro com o Estrela da Amadora, com Rodrigo Mora a entrar para o lugar de Danny Namaso como titular na formação portista.
Primeira parte adormecida
As estatísticas falam por si: uma primeira parte marcada pela falta de criatividade, com a equipa da casa a realizar apenas dois remates, e o Porto a criar três oportunidades, tendo uma delas resultado em golo. Foi ao minuto 16, numa jogada construída a parir de trás. Nico isolou Mora na ala esquerda, que, com classe, cruzou para a grande área, onde Samu finalizou sem grande oposição.
⚽ GOLO
Samu 16′
I Liga (#15) | Moreirense 0-(1) FC Porto#LigaPortugalBetclic #EPOCA2425 #JORNADA15#MFCFCP #MFC #FCP
Todos os vídeos https://t.co/rk0Yf3ELRB pic.twitter.com/Dywpv7sTS7— VSPORTS (@vsports_pt) December 21, 2024
Ao minuto 31, Galeno cruzou para a grande área, onde Martim Fernandes conseguiu ganhar o duelo aéreo. No entanto, o guarda-redes da formação da casa defendeu sem problema.
Ao minuto 33, a formação portista pediu penálti após duelo entre Marcelo e Pepê, mas, o árbitro com auxílio do VAR acabou por nada assinalar.
Melhorias na segunda parte
A segunda parte ficou marcada por mais ocasiões criadas por ambas as equipas.
Ao minuto 52, a partir de livre perto da grande área, a equipa da casa assustou o guarda-redes portista com a bola quase a entrar nas redes. Aos 59’, novo ataque da formação cónega, que resultou numa defesa fácil de Diogo Costa.
Ao minuto 66, Rodrigo Mora, após muita confusão dentro da área, fez um remate cruzado sem qualquer hipótese para o guarda-redes da formação da casa. Estava feito o 0-2 para a formação portista.
⚽ GOLO
Rodrigo Mora 66′
I Liga (#15) | Moreirense 0-(2) FC Porto#LigaPortugalBetclic #EPOCA2425 #JORNADA15#MFCFCP #MFC #FCP
Todos os vídeos https://t.co/rk0Yf3ELRB pic.twitter.com/6gccefSyWu— VSPORTS (@vsports_pt) December 21, 2024
Ao minuto 72, Iván Jaime pediu penálti após choque com o defesa da equipa da casa. O árbitro entendeu que não houve falta e que existiu uma simulação por parte do jogador portista, resultando num cartão amarelo.
Ao minuto 74, recuperação de bola de Fábio Vieira em zona de perigo, quase a entrada da área no lado direito, tenta servir Iván Jaime. O espanhol rematou, mas não conseguiu finalizar, após grande bloqueio do central da formação cónega.
Ao minuto 76, a equipa da casa pediu penálti, no entanto, tal como ao minuto 72, o árbitro considerou simulação e o jogador da casa viu o amarelo.
Ao minuto 88, em resultado da pressão de Gonçalo Borges, André Franco ganha a bola no corredor direito e deixa-a para Eustáquio. O médio encontra Samu à entrada da área e o número 9 devolveu a André Franco, numa triangulação que resultou num grande remate colocado a fechar o resultado: 0-3.
⚽ GOLO
André Franco 88′
I Liga (#15) | Moreirense 0-(3) FC Porto#LigaPortugalBetclic #EPOCA2425 #JORNADA15#MFCFCP #MFC #FCP
Todos os vídeos https://t.co/rk0Yf3ELRB pic.twitter.com/GCXmHK1V4P— VSPORTS (@vsports_pt) December 21, 2024
Os dragões foram os primeiros dos três grandes a jogar no fim de semana e chegaram à liderança à condição. Entretanto, já este domingo, o Sporting empatou com o Gil Vicente, ficando leões e dragões juntos no topo da Liga com 37 pontos. O Benfica, que está apenas a dois pontos dos rivais, joga esta segunda-feira (23) ao final da tarde e, em caso de vitória, pode fechar a 15.ª jornada na frente do campeonato.
Vítor Bruno destaca “jogo bem conseguido”
No final do encontro, o treinador da formação azul e branca, Vítor Bruno, afirmou na flash-interview, à SportTv, que foi um jogo em que a equipa do FC Porto fez um “jogo bem conseguido, num campo difícil. Foi uma vitória dos jogadores”, rematou.
Por sua parte, e depois de uma pesada derrota, César Peixoto, treinador do Moreirense considerou que “foi um bom jogo” da sua equipa. O treinador acrescentou que até ao “2-0 estava a ser um jogo equilibrado e que após o 2-0, o Porto passou a controlar o jogo”.
Com esta vitória a formação portista reforça a sequência de vitórias na Primeira Liga, no jogo a contar para a 15.ª jornada do campeonato. O próximo encontro dos portistas é para a Primeira Liga e está marcado para sábado, 28, contra o Boavista. O dérbi vai ser realizado no Estádio do Dragão. A formação cónega visita no mesmo dia os canarinhos no Estádio António Coimbra de Mota (Estoril).
Editado por Filipa Silva