Esta semana, os Reis celebram-se com vários concertos desde o centro do Porto até Gondomar. O JPN reúne algumas propostas.
O Dia de Reis assinala-se esta segunda-feira (6) e no Grande Porto há alguns concertos em agenda. A abrir a semana, pelas 18h00, na Reitoria da Universidade do Porto, tem lugar um concerto do Núcleo Etnográfico de Folclore da Universidade do Porto (NEFUP), que “cumpre a tradição de ir cantar as janeiras e os Reis ao ‘patrão’”, que é como quem diz ao reitor da universidade e aos funcionários que trabalham na Casa Comum.
Entre o repertório selecionado para assinalar a ocasião estão temas do cancioneiro tradicional português e a recuperação dos autos de Natal, que “tanto eram apresentados nas igrejas, como nas cortes e nos palácios reais”, explicou o grupo nas redes sociais. O NEFUP traduziu de castelhano para português, adaptou e encurtou o “Auto dos Reis Magos”, de Gil Vicente.
A associação cultural académica, que conta com mais de 40 anos de vida, referiu ainda que este “é um momento de agradecimento e encontro que é partilhado com todos os que se quiserem juntar”. A entrada é livre.
À noite, entre as 20h00 e as 21h00, o grupo Mercado Kings of Groove abre as habituais sessões musicais do Mercado do Bom Sucesso, também no Porto, com um concerto especial de Reis. A atuação vai incluir a interpretação de temas como “Happy” de Pharrell Williams e “Heroes” de David Bowie. A entrada é livre.
Tradição cumpre-se na Igreja da Lapa
Este sábado, 10 de janeiro, às 21h30, a Igreja da Lapa encerra as celebrações de Natal com um concerto de Reis, protagonizado pelo Conservatório de Música do Porto. Terão lugar as atuações do Ensemble de Flautas, do Trio Valens, ambos dirigidos por Anabela Freire, da Orquestra de Cordas do 2.º Ciclo, sob a direção de Magna Ferreira e a Orquestra de Cordas do 3.º Ciclo, conduzida por João Pedro Fernandes.
A entrada é gratuita, mas a lotação (do evento) é limitada à capacidade do espaço. A organização pede que o público esteja no local 15 minutos antes do início do concerto.
Reis cantados por Tiago Nacarato em Gondomar
A fechar a semana, este domingo, 12, às 18h00, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB) apresenta o tradicional Concerto de Reis no Pavilhão Multiusos de Gondomar com um elenco numeroso. O cantor portuense de raízes brasileiras, Tiago Nacarato, é o convidado especial.
No concerto de promoção da música de cordas vão poder, por um lado, ser ouvidas valsas e polkas da família Strauss e, por outro, Tiago Nacarato evocará nomes da música brasileira como Vinicius de Moraes e Pixinguinha.
A OPGB e Tiago Nacarato vão ser dirigidos pelo maestro Hélder Magalhães. O concerto no Pavilhão Multiusos de Gondomar contará ainda com duas formações musicais: o Coral Juvenil do Orfeão de Rio Tinto e o Coro Juvenil do Conservatório de Música de Gondomar. Os bilhetes custam 5 euros e podem ser adquiridos através da plataforma Ticketline.
No sábado, dia 11 de janeiro, no Ponto C, em Penafiel, às 21h30, terá lugar uma récita semelhante, mas sem a atuação de Tiago Nacarato.
Música clássica para celebrar os Reis na Maia
Também na Maia, este domingo, às 17h, o Grande Auditório do Fórum do município abre portas a um concerto da Orquestra Clássica da Maia.
Espera-se a apresentação de um programa especialmente festivo, que inclui peças de grandes nomes da composição clássica como Rossini, Bizet e Strauss. A direção musical vai estar nas mãos do maestro Luís Carvalho.
A entrada é livre, mas limitada à capacidade do espaço, de 614 lugares sentados.
Artigo editado por Filipa Silva
Artigo atualizado às 10h12, no dia 7 de janeiro de 2025. Foi acrescentado o concerto que se vai realizar na Maia.