Um dos espaços mais aprazíveis dos Jardins do Palácio de Cristal reabriu ao público esta semana depois de concluídas obras de reabilitação.
O Jardim do Roseiral reabriu ao público no início desta semana, depois de ter estado durante um ano em obras de reabilitação.
Localizado nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, junto à Casa do Roseiral, com vistas sobre o rio Douro, este espaço aprazível reabre de cara lavada, após a requalificação de pavimentos, do sistema de drenagem, de muros e pérgolas e outros elementos escultóricos, informou na terça-feira (7) em comunicado a Câmara Municipal do Porto, responsável pela obra.
A intervenção começou em dezembro de 2023 pelo restauro das fontes e esculturas daquele jardim: a Fonte do Pelicano, a Fonte do Putti e do Ganso, dois fogaréus e o frontão com a pedra de armas da cidade.
No conjunto, a requalificação dos jardins e o restauro das fontes e esculturas representaram um investimento de 158 mil euros, segundo a autarquia.
Os elementos escultóricos e arquitetónicos do jardim foram retirados do antigo Palacete Monteiro Moreira, um edifício construído no século XVIII na atual Praça da Liberdade, que chegou a ser a sede da Câmara Municipal do Porto entre 1819 e 1916, e que foi demolido quando foi construída a Avenida dos Aliados.
O Jardim do Roseiral é um dos muitos que se podem visitar nos Jardins do Palácio de Cristal, em Massarelos, no Porto.