A Seleção Nacional de Andebol venceu, pela primeira vez, a Espanha, por 35-29, e assegurou a presença nos quartos de final do Campeonato do Mundo.
Continua imparável a Seleção Nacional de Andebol. Depois de ter vencido os Estados Unidos (30-21), Brasil (30-26) e a Noruega (31-28) e de um extraordinário empate diante da Suécia por uns impressionantes 37-37, os Heróis do Mar derrotaram, esta sexta-feira, a Espanha por 35-29 e asseguraram a presença inédita nos quartos de final do Campeonato do Mundo de Andebol.
Além do apuramento histórico, esta foi também a primeira vez que a equipa nacional sénior venceu Espanha num jogo oficial. Portugal estava em desvantagem ao intervalo (perdia por 15-16), mas deu a volta ao jogo e saiu por cima do encontro.
Com a vitória, a equipa comandada por Paulo Jorge Pereira fecha a quarta jornada do Grupo 3 da ronda principal no primeiro lugar, com sete pontos. Falta defrontar o Chile, com quem a equipa tem encontro marcado para domingo.
Em caso de vitória sobre a equipa sul-americana, que ainda não pontuou, a equipa portuguesa assegura o primeiro lugar e deverá defrontar a Alemanha nos quartos de final da prova, uma vez que os alemães têm garantido o segundo lugar do Grupo 1.
Na sua sexta participação num Campeonato do Mundo de Andebol, Portugal tem já assegurada a melhor prestação de sempre, cumprindo o objetivo fixado pelo timoneiro da equipa, Paulo Jorge Pereira.
Em declarações no final da partida, o técnico nacional afirmou que agora é altura de lutar pelo primeiro lugar do grupo e “perseguir o que vem a seguir, a meia-final”.