A Rosebud Bookshop é a primeira livraria do Porto dedicada a livros em inglês. Situada em Cedofeita, o espaço, que abriu em agosto, segue as novas tendências literárias presentes nas redes sociais. O JPN foi conhecer o espaço e conversou com a proprietária.
Rose Larrivee inaugurou a livraria em agosto, cumprindo um sonho antigo. A Rosebud Bookshop é a única livraria do Porto que vende exclusivamente publicações em inglês. Listen Notes
Rose Larrivee, imigrante norte-americana de 37 anos, abriu o seu primeiro negócio literário no país a que agora chama casa. Quando chegou a Portugal, abrir uma livraria não estava nas suas prioridades, mas com o incentivo do namorado optou por seguir um sonho antigo. Desta forma, nasceu a Rosebud Bookshop, no n.º 634 da Rua de Cedofeita, no Porto.
A norte-americana trabalhou numa pequena livraria quando era mais nova e transportou para o novo projeto a experiência que adquiriu na altura. Com a abertura de portas no Porto, a sua paixão pela literatura renasceu.
A Rosebud Bookshop vende exclusivamente livros em inglês – a maioria deles novos, mas também vende alguns usados -, acompanhando as tendências literárias dos utilizadores de redes sociais como o TikTok ou o Instagram, que não são encontrados tão facilmente como os títulos traduzidos. Em seis meses de livraria aberta, a empreendedora já conseguiu perceber a grande influência que o BookTok pode ter nos livros que vende. Contudo, Rose sublinha que nem sempre é fácil adquirir os livros que pretende junto dos seus distribuidores, o que compromete a oferta de livros populares nas redes.
O efeito do Booktok
A#BookTok influencia os hábitos literários dos membros da comunidade digital, assim como o marketing das editoras e dos próprios autores e tem impacto na venda dos livros que se tornam populares. As livrarias e os livreiros sentem o efeito que as diferentes tendências da rede social TikTok têm tido na indústria da literatura.
Rose conheceu o Booktok por um mero acaso, enquanto procurava perceber que livros queria vender na sua loja. A partir dessa pesquisa encontrou-se dentro da comunidade literária que, hoje, conhece bem. A proprietária da Rosebud conhece os livros que viralizam e os que acabam por não ser os preferidos dos leitores. No entanto, não consegue ainda decifrar a razão que leva um livro a destacar-se dentro da comunidade digital. “Às vezes, é através do marketing que as coisas se tornam populares, as pessoas atiram-se a elas, não querem perder nada”, partilha a livreira.
A nova tendência do digital
“Ler nem sempre foi fixe”, afirma a entrevistada. O destaque que este passatempo tem tido nas redes sociais, em especial no Booktok, está a alterar esse cenário. O destaque que a leitura tem conseguido nos últimos tempos através do Booktok tem aumentado o número de leitores e, por consequência, de livros vendidos. Quem já lia por gosto ou hábito, tem um novo espaço para partilhar as suas opiniões e experiências de leitura.
“Os novos leitores estão a encontrar o Booktok e acho isso ótimo. Quando era pequena, ler não era popular. Não eras fixe se lesses e agora ler é mais mainstream e as pessoas gostam de livros e partilham conteúdo sobre os que leem”, afirmou a livreira.
Rose acredita que o BookTok tem um público-alvo muito vasto e diverso e considera, por esse motivo, que não existe uma faixa etária predominante na hora de comprar livros. “Provavelmente, não ouviria alguém com 18 anos a recomendar livros, porque os nossos gostos podem ser diferentes, mas há booktokers da minha idade que estão a partilhar coisas”, referiu.
A Rosebud Bookshop vende livros somente em inglês, que, na maioria, são populares entre os utilizadores de plataformas como o Tiktok, um pouco por todo o mundo. Foto: Sara Santos Foto de: Sara Santos
Há espaço para os clássicos?
Uma das questões relativas ao BookTok passa por saber se entre os livros que se tornam “virais” existe espaço para a diversidade literária e, consequentemente, para os clássicos. A esta pergunta, Rose respondeu: “Com certeza! Os clássicos continuam a vender muito bem. No início não os coloquei à venda, porque pensei: ‘podes comprar um clássico em qualquer lugar’, mas depois percebi que as pessoas estavam a comprá-los”. Segundo a livreira, os novos leitores querem descobrir todo o tipo de literatura, mesmo os clássicos.
A influência dos booktokers
No BookTok, os criadores de conteúdo literário procuram estabelecer uma relação de confiança com o público, tentando influenciar as escolhas literárias de quem os segue. “Podes encontrar pessoas que têm os mesmos interesses que tu e podes confiar nas suas críticas”, sublinhou Rose. Relativamente à representação de minorias através da literatura, a livreira considera que é preciso procurar os booktokers que promovam espaços online e livros relativos a esses grupos.
Editado por Filipa Silva
Este artigo foi realizado no âmbito da disciplina TEJ II – Online