Os azuis e brancos fizeram a sua parte diante do Maroussi, mas a vitória do Tofas em Saragoça (79-80), conquistada em cima do sinal sonoro, ditou o fim do sonho europeu dos dragões, que terminaram no terceiro lugar do grupo.

Vencer não foi suficiente para passar aos quartos de final da FIBA Europe Cup. Foto: FC Porto/Sports

O FC Porto conquistou uma vitória (80-76), esta quarta-feira (5), em casa, diante do Maroussi da Grécia, na última jornada da fase de grupos da FIBA Europe Cup. A vitória teve, contudo, sabor amargo, porque o Tofas venceu o Zaragoza (79-80) em cima do sinal sonoro, e para que o FC Porto garantisse a qualificação era necessário que o Zaragoza derrotasse os turcos. A equipa de Fernando Sá dá por terminada a sua campanha na FIBA Europe Cup com três vitórias e três derrotas, conseguindo alcançar nove pontos, os mesmos do segundo classificado.

De realçar, o regresso de Fayne à convocatória portista, que se lesionou na sequência do jogo frente ao Zaragoza. Fayne rendeu Washpun nos 12 atletas que foram a jogo.

O Maroussi marcou primeiro, de triplo, num primeiro período marcado pela dificuldade portista em pontuar, pois, só aos cinco minutos de jogo conseguiram fazer os primeiros dois pontos. Foi um período bastante equilibrado em que a formação portista, depois de estar a perder 2-15, reagiu e conseguiu igualar o marcador nos 15-15. 

No segundo período, o jogo manteve-se equilibrado, mas foram os azuis e brancos a responderem ao incansável apoio da bancada para terminarem o tempo a vencer por dois, 34-32. A primeira parte ficava, então, marcada pela reação portista a uma fase inicial negativa para dar a volta ao jogo e conseguir dominar.

A formação comandada por Fernando Sá entrou mal no terceiro período, permitindo ao Maroussi um parcial de 0-7. A equipa grega controlava o jogo e fazia a equipa portista andar atrás do “prejuízo”. Os portistas reagiram, mas ainda assim perderam o período por 21-23, culminando num 55-55.

No quarto período, o FC Porto respondeu ao apoio da bancada da melhor forma possível. Um período de trabalho defensivo e ofensivo estonteantes levou a que a equipa portista conseguisse selar a vitória: 80-76. De destacar, a exibição de Douglas e de Landis, com 25 e 22 pontos, respetivamente. No entanto, foi Douglas o MVP [Most Valuable Player] da partida, na sequência de uma impressionante performance com 25 pontos, sete assistências, sete ressaltos e seis roubos de bola. 

Sá “orgulhoso” da caminhada europeia

Na flash-interview ao Porto Canal, Fernando Sá, técnico dos azuis e brancos, expressou satisfação pelo desempenho da equipa, destacando a resiliência e o compromisso dos jogadores ao longo da partida e da prova: “Estou extremamente orgulhoso da nossa prestação europeia”, afirmou.

O antigo jogador dos dragões enfatizou a importância de manter o foco e a união, especialmente em momentos decisivos, e elogiou a capacidade da equipa em superar desafios durante o jogo. Fernando Sá também agradeceu o apoio dos adeptos, reconhecendo o papel fundamental que desempenham no sucesso da equipa.

O próximo jogo da equipa azul e branca é para a Taça de Portugal e está marcado para domingo, dia 9, no Dragão Arena, contra a Ovarense.

A contar para a Liga Portuguesa, os dragões recebem em casa, dia 15, a formação do Benfica, que se encontra em primeiro lugar na tabela classificativa.

Editado por Filipa Silva