Sporting-Borussia Dortmund, Manchester City-Real Madrid, Juventus-PSV Eindhoven e Stade Brestois-PSG são os jogos de abertura da primeira mão do "play-off” da Liga dos Campeões, que acontecem esta terça-feira (11). Já quarta-feira, o Benfica viaja até ao Mónaco para um duelo decisivo.
Calendário do “play-off” da Liga dos Campeões. Foto: site da UEFA
A primeira mão do play-off da Liga dos Campeões arranca esta terça-feira (11), com o Sporting a receber o Borussia Dortmund, no Estádio de Alvalade. Há, contudo, mais três jogos na agenda do dia com o Stade Brestois a defrontar o Paris Saint-German, num duelo 100% francês, enquanto o Manchester City encontra o Real Madrid, em mais um confronto histórico, com várias baixas em ambos os grupos. A Juventus, por sua vez, joga em casa contra o PSV Eindhoven. A outra equipa portuguesa ainda em prova é o Benfica, que desloca-se amanhã, quarta-feira, até ao Mónaco.
O Sporting CP recebe esta noite o Borussia Dortmund, em Lisboa, na primeira-mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. O treinador dos verdes e brancos, Rui Borges, recebeu boas notícias para o primeiro confronto. Apesar de condicionados, Hidemasa Morita e Viktor Gyökeres estão disponíveis e convocados para o encontro frente aos alemães. Além disso, Rui Silva prepara-se para se estrear na Champions.
Em contrapartida, Geny Catamo, Nuno Santos e Pedro Gonçalves estão entregues ao departamento médico. Já Morten Hjulmand está a cumprir castigo, não estando entre as opções de Rui Borges.
O jogo a realizar-se esta terça-feira às 20h00 vai ser o quinto duelo entre os leões e equipa alemã. A equipa portuguesa recorda este encontro com um misto de emoções. O histórico contra o Borussia Dortmund não é favorável (quatro derrotas para os leões), mas foi precisamente diante dos alemães que o Sporting garantiu, pela última vez, a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, na época 2021/2022.
Na fase de liga da Champions, o Dortmund terminou na décima posição, bem acima dos verde e brancos que foram 23.º, os penúltimos dos “sobreviventes” dessa fase..
O treinador leonino demonstra confiança no grupo, assegurando que os sportinguistas não vão deixar de “ser competitivos”. Enquanto o novo treinador da equipa alemã, o croata Nico Kovac, sublinha que o “Sporting é número um em Portugal”.
Ainda esta terça-feira, o Manchester City recebe o Real Madrid no Etihad Stadium, um confronto que promete ser um dos grandes destaques do play-off. Pelo quarto ano consecutivo, as duas equipas encontram-se nesta fase. O histórico recente eleva a expectativa para o resultado, dado que quem venceu este duelo nas três temporadas anteriores sagrou-se campeão.
Ambos os clubes lidam com uma temporada marcada por lesões. No Manchester City, a ausência de Rodri, peça fundamental da equipa, é a principal baixa. John Stones e Rúben Dias, que estiveram lesionados ao longo da época, já estão disponíveis para regressar ao onze inicial.
Por sua vez, o Real Madrid enfrenta um cenário mais complicado, com grande parte da defesa titular fora do jogo frente aos ingleses, deixando Ferland Mendy como único titular disponível.
O Stade Brestois acolhe o Paris Saint-Germain na fase a eliminar, um duelo 100% francês a realizar-se às 17h45 no estádio Roudourou, em Guingamp. As duas equipas terminaram a fase da liga muito próximas na classificação: o PSG ficou em 15.º lugar, com apenas três pontos de vantagem sobre o adversário, que segue em 18.º lugar.
Já em solo italiano, a Juventus defronta o PSV Eindhoven, esta noite. Na fase de grupos da competição, a equipa de Peter Bosz encontra-se na 14.º posição, enquanto a equipa italiana ocupa o 20.º lugar.
Benfica entra em campo esta quarta-feira
Amanhã é a vez do SL Benfica, que regressa ao Mónaco, onde foi feliz em novembro, na fase de liga, ao conquistar uma vitória (2-3) diante dos monegascos. Ángel Di Maria e Arthur Cabral estão recuperados das lesões e fazem parte do plantel dos encarnados. O jovem argentino de 19 anos, Gianluca Prestianni, destaca-se como a principal novidade na lista de convocados de Bruno Lage.
Bah e Manu Silva, recentemente lesionados, ficam fora da viagem para cumprir o protocolo pré-cirúrgico. Junto deles, Renato Sanches e Tiago Gouveia avançam com os planos de recuperação, estando assim também de fora da convocatória. Com a falta de Bah, a equipa de Bruno Lage deixa de ter um lateral-direito de origem. Por esse motivo, o treinador dos encarnados convocou Leandro Santos, um jovem de 19 anos que ia iniciar uma nova etapa da UEFA Youth League.
Além da equipa portuguesa, entram em campo o Club Brugges com o Atalanta (17h45); o Feyenoord com o AC Milan (20h00); e o Celtic com o Bayern Munique.
Ao todo, são 16 equipas para oito vagas disponíveis nos oitavos de final da Liga dos Campeões, que estreou este ano um novo modelo competitivo. Na fase de liga, que substituiu a anterior fase de grupos, os oito primeiros classificados – Liverpool, Barcelona, Arsenal, Inter de Milão, Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen, Lille e Aston Villa – asseguraram apuramento direto para os oitavos de final da prova. Os restantes 16 jogam agora um play-off a duas mãos com o objetivo de se manterem em prova.
Editado por Filipa Silva