Leões sofreram grande revés em casa, enquanto Real Madrid e City protagonizaram mais um grande duelo. PSG e Juventus também venceram. Benfica entra esta quarta-feira em campo, no Mónaco.

Gyökeres ainda foi a jogo, mas não conseguiu ajudar o Sporting a dar a volta ao Borussia. Foto: Sporting CP/Facebook

No primeiro dia de play-offs da nova Champions League, os adeptos foram presenteados com belos jogos e grandes atuações individuais. Enquanto o Sporting sofreu frente ao Dortmund em casa, o Real Madrid deu mais uma demonstração de qualidade na competição. Outro destaque foram os internacionais portugueses: os do Paris Saint-Germain, que foram soberbos frente ao Brest e Francisco Conceição, que fez a diferença para a Juventus.

Sporting 0-3 Borussia Dortmund

Os leões receberam, esta terça-feira (12),  o Dortmund em Alvalade e viveram um verdadeiro pesadelo. Durante a primeira parte, o confronto foi equilibrado, mas foi o Sporting que teve as melhores oportunidades. Maxi Araújo e Harder estiveram muito perto de marcar com belos remates de longe, mas pararam no poste e no guarda-redes, respetivamente.

Na segunda parte, o cenário inverteu-se. Desde o primeiro minuto, o Dortmund foi agressivo e levou perigo à baliza de Rui Silva, enquanto o Sporting pouco criava. Os três golos alemães – anotados por Guirassy (60′), Gross (68′) e Adeyemi (82′) – tiveram origem em cruzamentos para a área e contaram com a boa movimentação dos atacantes, que se desvencilharam dos defesas e puderam finalizar sem grandes preocupações.

As equipas voltam a defrontar-se para a segunda mão no dia 19 de fevereiro, às 17h45, no Signal Iduna Park, na Alemanha.

Manchester City 2-3 Real Madrid

Num jogo marcado pelo domínio madridista, quem saiu na frente foi o Manchester City, com Haaland a marcar aos 19 minutos. Na segunda parte, Mbappé empatou (60′) com um remate de canela, mas Haaland voltou a pôr o City na frente, desta vez de penálti, a dez minutos do fim. Mas o Real ainda foi a tempo de virar o resultado e justificar a alcunha de ‘rei da Champions’, marcou duas vezes – Brahim Díaz (86′) e Bellingham (90′ + 2′) – e saiu com a vitória de Inglaterra. Grande partida de Vini Jr. que gerou muitos lances de perigo e terminou como melhor jogador do encontro.

A segunda mão será no Santiago Bernabéu, em Madrid, no dia 19 de fevereiro, às 20h00.

Juventus 2-1 PSV

Com Renato Veiga a titular, a Juventus teve as melhores oportunidades e saiu com a vantagem na primeira mão. Numa primeira parte movimentada, Mckennie tirou o zero do placar com um belo remate da entrada da área aos 34 minutos. Na segunda parte, Perisic empatou para os visitantes aos 56 minutos. Dois minutos depois, Francisco Conceição foi a jogo e construiu, aos 82′, a jogada que deu origem ao golo da vitória. Num arranque pela direita, driblou o defesa adversário e cruzou rasteiro para Mbangula, que completou com sucesso a jogada.

As equipas disputam a segunda mão no dia 19 de fevereiro, às 20h00, em Eindhoven, nos Países Baixos.

Brest 0-3 PSG

No duelo francês, o PSG fez jus ao seu evidente favoritismo e goleou. Com Nuno Mendes, João Neves e Vitinha no onze inicial, os parisienses estiveram à vontade durante toda a partida. Na primeira parte, Vitinha tirou o zero do placar na cobrança de um penálti (21′) e Dembélé aumentou vantagem para 2-0 em cima do intervalo. Na segunda metade, Dembelé voltou a marcar aos 66 minutos e encerrou o duelo, que podia ter terminado com vantagem ainda maior da equipa de Paris.

Para avançar, o Brest precisará de um milagre na segunda mão, que acontecerá no Parque dos Príncipes, em Paris, na próxima quarta-feira (19).

Confrontos desta quarta-feira

Os outros quatro jogos do play-off da Champions League decorrem hoje. O Benfica, que esteve muito próximo de conseguir a classificação direta para os oitavos de final, está em Monte Carlo, onde defrontará o Mónaco, em partida que promete ser equilibrada. Já o Milan, de Sérgio Conceição, Rafael Leão e João Felix, vai a Roterdão, nos Países Baixos, onde enfrenta o Feyenoord.

Calendário de jogos

Club Brugge-Atalanta, às 17h45;
Celtic-Bayern, às 20h00;
Mônaco-Benfica, às 20h00;
Feyenoord-Milan, às 20h00.

Editado por Filipa Silva