A primeira mão do "play-off" da Liga Europa decorre esta quinta-feira (13), com o FC Porto a receber a Roma, num dos encontros mais aguardados do dia.
Martin Anselmi frisou que o primeiro jogo é fundamental para a eliminatória. Foto: FC Porto/Faceboo
FC Porto recebe esta quinta-feira, às 20h00, a Roma, no Estádio do Dragão, em jogo da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Com um histórico favorável frente aos italianos e o regresso de Iván Marcano às opções de Martín Anselmi, os dragões procuram recuperar a confiança após uma primeira fase na Liga Europa marcada por altos e baixos.
A vitória dos dragões em casa será fundamental para manter viva a esperança de qualificação para os oitavos de final, uma vez que o embate será bastante equilibrado e a segunda mão se passará em Itália, na próxima quinta-feira (20).
Martín Anselmi, o novo treinador do FC Porto, destacou a importância do primeiro jogo da fase a eliminar: “Para mim, tendo em conta a minha experiência, é determinante o primeiro jogo”.
Já Claudio Ranieri, técnico da equipa italiana, elogiou o adversário: “O FC Porto é uma ótima equipa, tem atletas muito jovens e de grande valor, que jogam muito bem e exigem-nos estar muito atentos, concentrados, seja aos contra-ataques ou ao futebol organizado.”
É importante recordar que na fase de liga, os dragões ficaram em 18.º lugar. Já a Roma ficou no 15.º lugar.
Porto e Roma quase lado a lado na classificação
O FC Porto alcançou duas vitórias na fase de liga da Liga Europa. A primeira foi diante do Midtjylland, com um triunfo por 2-0, e a segunda frente ao Tel-Aviv, por uma bola a zero. No entanto, apesar desses resultados positivos, os dragões também sofreram duas derrotas, o que acabou por impedir o apuramento direto para os oitavos de final da competição.
A equipa italiana teve bom desempenho contra adversários que terminaram na parte superior da tabela, mas perdeu muitos pontos para equipas inferiores. O melhor resultado dos italianos nesta edição foi frente ao Braga, por 3-0.
Ambos os clubes, apesar de muito tradicionais, enfrentam uma época de instabilidade. Os azuis e brancos ainda não convenceram na temporada, com apenas uma vitória nos últimos oito jogos. Na última jornada, os dragões conseguiram arrancar um empate frente ao líder Sporting, quase no último segundo, mantendo viva a esperança de continuar a lutar pelos lugares cimeiros da tabela classificativa. Já a Roma, está em 9.º no campeonato italiano e alterna entre bons e maus resultados.
Para o jogo frente à Roma, o técnico Martín Anselmi recebeu uma boa notícia no último treino de preparação. O central Iván Marcano, afastado há mais de um ano devido a uma grave lesão, treinou sem qualquer limitação e está novamente à disposição do treinador.
Martim Fernandes e Grujic, lesionados
No entanto, nem todas as novidades são positivas. Martim Fernandes e Grujic continuam a recuperar das respetivas lesões e serão os únicos ausentes para este encontro importante da Liga Europa.
Além disso, os dragões sofreram um duro golpe com as saídas de Nico González (que foi para o Manchester City) e Galeno (que foi para o Al Ahli) na janela de transferências de inverno. Os dois jogadores, fundamentais para o plantel portista, ainda não foram devidamente substituídos e a equipa ainda sente a ausência.
Para a Roma, a única duvida é em relação à condição de jogo de Devyne Rensch. O lateral-direito neerlandês chegou recentemente ao clube italiano e tornou-se logo titular, mas sofreu uma lesão e será reavaliado antes da partida.
Calendário de jogos:
Ferencvárosi TC – Plzen (17h45)
Union SG – Ajax (17h45)
Midtjylland – Real Sociedad (17h45)
Fenerbahçe – Anderlecht (17h45)
FC Porto – AS Roma (20h00)
Twente – Bodø/Glimt (20h00)
AZ Alkmaar – Galatasaray (20h00)
PAOK – FCSB (20h00)
A Liga Europa adotou este ano um novo formato, com 16 equipas a lutar por oito vagas nos oitavos de final. Os oito primeiros classificados da fase de liga, que substituiu a antiga fase de grupos, garantem apuramento direto para a fase seguinte. Entre eles estão Manchester United, Lazio, Athletic Club, Tottenham, Frankfurt, Lyon, Olympiacos e Rangers. As restantes 16 equipas disputam agora um play-off a duas mãos, com o objetivo de assegurar a continuidade na competição.
Editado por Filipa Silva