A partir de sábado (15), a Via Verde vai disponibilizar um serviço que permite carregar o Andante, fisicamente, na sua aplicação, a qualquer hora e em qualquer lugar.

O passe único vai entrar em vigor a 1 de abril, mas não em toda a área metropolitana.

A função permite os utilizadores carregarem os “cartões Andante Azul” e o “cartão Andante Prateado com passes mensais” através da aplicação móvel. Foto: Rita Pais Santos

Após o lançamento da aplicação Anda em abril de 2024, que permite carregar títulos “da Área Metropolitana do Porto aderentes ao sistema intermodal Andante (SIA)”, a Via Verde disponibiliza, a partir de sábado (15), a possibilidade de os utilizadores carregarem os bilhetes e o passe mensal através da sua aplicação móvel.

Os utilizadores apenas precisam de criar conta no site oficial da Via Verde e aderir ao plano gratuito Via Verde Cidade. A funcionalidade segue a mesma lógica da tecnologia NFC da app Anda, permitindo aos cidadãos carregarem fisicamente bilhetes e passes mensais apenas encostando-os ao telemóvel. Este serviço está disponível para dispositivos Android e iOS.

A tecnologia NFC (Near Field Communication) não é compatível em todos os smartphones. No caso do sistema operativo Android, é necessário que os utilizadores verifiquem nas configurações do sistema. Enquanto no iOS, esta funcionalidade é disponibilizada a partir do modelo 6.

Para além da aplicação da Via Verde, é ainda possível realizar estes carregamentos na app Anda, anteriormente referida, lojas Andante, pontos de venda Andante, bilheteiras da CP com venda Andante, por via da Payshop e nas caixas de multibanco.

Editado por Filipa Silva