Iúri Leitão sagrou-se campeão europeu de corrida por pontos em ciclismo de pista, depois de completar cinco voltas ao pelotão, esta quinta-feira, em Heusden-Zolder, na Bélgica. A medalha do vianense junta-se à prata de Rui Oliveira e ao bronze de Maria Martins.

 

Iúri Leitão sagra-se Campeão Europeu de corrida por pontos. Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Iúri Leitão sagrou-se, esta quinta-feira, campeão na corrida por pontos do Europeu de Ciclismo de Pista, que está a decorrer na Bélgica. O ciclista de 26 anos conquistou o ouro ao vencer oito dos 12 sprints pontuáveis e dominou a prova ao dar cinco voltas ao pelotão. Leitão volta à pista esta sexta-feira, às 18h30, para disputar a final do scratch masculino.

O vice-campeão continental da especialidade em 2021, terminou a prova com um recorde de 157 pontos – superando os 135 somados pelo francês Benjamin Thomas, em 2022 – tendo deixado para trás o neerlandês Yanne Dorenbos (114) e o belga Jasper de Buyst (106).

“Foi uma corrida mais rápida do que eu esperava”, reflete o atleta português em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). “Feliz por ser campeão europeu mais uma vez”, o corredor acrescentou que “ser o melhor da Europa nesta disciplina, é uma grande honra”.

O selecionado nacional, Gabriel Mendes, mostrou-se “muito orgulhoso” pelo êxito do atleta vianense, por considerar que o título europeu resulta de “um trabalho árduo, muito empenho e dedicação”, afirmou ao site da FPC.

Campeão olímpico de madison em Paris’2024, junto de Rui Oliveira, e medalha de prata no omnium na mesma edição dos Jogos, Leitão atinge a oitava medalha em europeus, a quarta de ouro, e somou o terceiro pódio para Portugal na Bélgica, depois da prata de Rui Oliveira, na eliminação, e o bronze de Maria Martins, no scratch, ambos conquistados na quarta-feira.

Pouco tempo antes do ouro, Leitão não se qualificou para a final do quilómetro (12.º lugar) na estreia portuguesa nesta disciplina em europeus.

Depois do bronze conquistado no scratch feminino, Maria Martins voltou à pista, esta quinta-feira, para competir na eliminação. Contudo, a prova não correu como desejado, após uma queda inicial que levou a uma paragem na corrida. A ciclista portuguesa conseguiu recuperar, mas não a tempo de alcançar o pódio, tendo ficado em 13.º lugar. Gabriel Mendes, selecionador nacional, entende que a atleta “estava capaz de fazer muito mais”, mas evidencia a necessidade de “aprender com estas situações”, em que as quedas são “fatores perturbadores”.

A presença de Portugal no Campeonato Europeu de Pista, que decorre até domingo em Heusden-Zolder, na Bélgica, avança esta sexta-feira. Além de Iúri Leitão, vão competir Daniela Campos e Ivo Oliveira no omnium e na perseguição individual, respetivamente.

Calendário de Portugal para esta sexta-feira:

12h45 – Omnium Feminino I (Scratch), Daniela Campos
13h40 – Qualificação da Perseguição Individual Masculina, Ivo Oliveira
15h34 – Omnium Feminino II (Tempo Race), Daniela Campos
17h51 – Omnium Feminino III (Eliminação), Daniela Campos
18h30 – Final do Scratch Masculino, Iúri Leitão
18h52 – Final da Perseguição Individual Masculina, Ivo Oliveira
19h28 – Omnium Feminino IV (Corrida por Pontos), Daniela Campos

Editado por Filipa Silva