Noite europeia no Dragão terminou em empate. Foto: Diogo Sousa/JPN

Depois da Liga dos Campeões, foi a vez da Liga Europa entrar na fase de play-off de acesso aos oitavos de final. Num dos oito jogos em cartaz, o FC Porto começou a perder, mas acabou por empatar com a Roma. Em casa, o AZ Alkmaar surpreendeu ao golear o Galatasaray, por 4-1, conquistando uma posição favorável para a qualificação. O Ajax venceu o Union SG por 2-0, em Bruxelas, enquanto o Fenerbahçe goleou o Anderlecht por 3-0 em Istambul. Nos outros jogos, o Twente derrotou o Bodø/Glimt, por 2-1; o FCSB venceu o PAOK e a Real Sociedad também derrotou o Midtjylland. O Ferencvárosi TC superou o Plzen por 1-0, em Budapeste.

FC Porto 1-1 Roma

Esta quinta-feira, o FC Porto recebeu a Roma em casa e viu a equipa italiana adiantar-se no marcador, ao cair do pano da primeira parte, mas os dragões reagiram e empataram na segunda metade. Zeki Çelik, defesa da Roma, aproveitou um contra-ataque e concluiu com precisão, garantindo a vantagem da sua equipa antes do intervalo. Os dragões conseguiram reagir, ao minuto 67, com um golo de Francisco Moura. A Roma terminou com menos um jogador, depois da expulsão de Cristante, ao minuto 72, mas apesar da superioridade numérica do FC Porto, o marcador permaneceu 1-1 até o fim. A segunda mão da eliminatória será disputada no Estádio Olímpico, em Roma, na próxima quinta-feira (20), às 17h45 (hora de  Portugal Continental).

Fenerbahçe 3-0 Anderlecht

A equipa de José Mourinho venceu o Anderlecht com uma exibição dominadora. Tadić abriu o marcador aos 11 minutos, após assistência de Yusuf Akçiçek. Džeko ampliou a vantagem aos 42 minutos, aproveitando uma recarga. No segundo tempo, En-Nesyri marcou o terceiro golo, com um cabeceamento preciso, após cruzamento de Szymański. O Anderlecht tentou reagir, mas a defesa resistiu e a equipa turca garantiu a vitória por 3-0 e leva já 13 jogos sem perder. Para chegar aos oitavos de final, Mourinho leva uma boa vantagem para o encontro da próxima quinta-feira (20). 

Az Alkmaar 4-1 Galatasaray

O AZ Alkmaar começou o jogo com intensidade e abriu o marcador logo aos 12 minutos, com um golo de Sven Mijnans. O Galatasaray reagiu rapidamente e empatou aos 20 minutos com um remate de primeira de Roland Sallai. No entanto, o Alkmaar retomou a vantagem ainda na primeira parte, quando Troy Parrott converteu um penálti aos 37 minutos, fechando o marcador da primeira metade em 2-1.

Na segunda parte, o domínio do AZ Alkmaar intensificou-se. Jordy Clasie marcou o terceiro, aos 57 minutos, após cruzamento de Poku. Aos 66 minutos, David Møller Wolfe ampliou a vantagem, ao aproveitar uma defesa incompleta de Muslera. Com a expulsão de Kaan Ayhan, o Galatasaray ficou mais longe de recuperar da desvantagem. O AZ Alkmaar está invencível em casa para a Liga Europa há 17 jogos.

Agora, os turcos precisam de um grande jogo em casa, na segunda mão, para avançar na competição.

Twente 2-1 Bodø/Glimt

O Twente abriu o marcador logo no início do jogo, aos 5 minutos, com um golo de Sayfallah Ltaief, assistido por Vlap. Foi depois preciso esperar pela fase final da partida para voltar a ver o marcador a mexer. O Bodø/Glimt empatou, ao minuto 85, com um golo de Patrick Berg, assistido por Määttä. No entanto, o Twente voltou a marcar e garantiu a vitória aos 90’+5′, com o ex-Sporting van Wolfswinkel a assinar o 2-1 da vitória neerlandesa da marca de grande penalidade. 

Union Saint-Gilloise 0-2 Ajax

Na Bélgica, o Ajax esteve mais perto de marcar na primeira parte, com Edvardsen a ficar perto de colocar a bola dentro da baliza, mas Sadiki fez uma defesa crucial em cima da linha de golo. A equipa belga também teve algumas oportunidades, com destaque para um golo anulado de David por posição irregular, após revisão do VAR.

Na segunda parte, o Ajax dominou o ataque e abriu o marcador aos 59 minutos por Christian Rasmussen, concluindo uma jogada bem trabalhada. O jovem Jorthy Mokio, de apenas 16 anos, brilhou com um remate de fora da área, na sequência de um canto, que resultou no segundo golo da equipa holandesa, aos 71 minutos. Tornou-se assim o mais jovem jogador a marcar numa fase eliminatória da UEFA Europa League. O Union Saint-Gilloise tentou reagir, mas a defesa de Ajax manteve-se firme.

PAOK 1-2 FC Steaua Bucareste

O jogo entre o Steaua de Bucareste e o PAOK de Salónica foi intenso, com várias situações de perigo. O PAOK foi o primeiro a marcar, ao minuto 21, por Samatta, assistido por Pelkas, mas uma expulsão do lado dos gregos no final da primeira parte complicou a vida aos gregos. O Steaua aproveitou assim a vantagem para dar a volta ao marcador na segunda parte. Gheorghita marcou, aos 50 minutos, após assistência de F. Tănase. O segundo golo da equipa romena foi marcado por Dawa, após uma assistência de Radunović. A partida teve muitas faltas e cartões.

Midtjylland 1-2 Real Sociedad

Na Dinamarca, os golos foram todos marcados na primeira parte, mas foi a equipa da casa a inaugurar o marcador. O Real Sociedad marcou aos 11 minutos, por Brais Méndez, que converteu um penálti originado por uma falta de Sørensen. Aos 31 minutos, Takefusa Kubo ampliou a vantagem dos espanhóis com um remate ao canto superior, assistido por Méndez. O Midtjylland reduziu ao minuto 38 com Adam Buksa a finalizar, após um cruzamento de Sørensen. Na segunda parte, o Midtjylland pressionou bastante, mas a defesa da Real Sociedad manteve-se sólida. Ambas as equipas criaram oportunidades, mas nenhuma conseguiu alterar o marcador até ao final da partida.

Ferencvaros TC 1-0 Plzen

Os húngaros do Ferencvaros cumpriram o objetivo de vitória, mas saíram de Budapeste com uma vantagem curta. O único golo da partida foi marcado por Mohammad Abu Fani, aos 23 minutos, após um canto de Varga. Durante o jogo, ambas as equipas tiveram várias oportunidades, mas não conseguiram concretizar. O Viktoria Plzeň tentou reagir, mas as defesas da equipa adversária foram eficazes. Segue-se a segunda mão na Noruega.

Calendário de jogos 
Quinta-feira, 20 de fevereiro

Bodø/Glimt – Twente (17h45)
Galatasaray – Az Alkmaar (17h45)
FCSB – PAOK (17h45)
Roma-FC Porto (17h45)
Plzen – Ferencvárosi TC (20h00)
Ajax – Union SG (20h00)
Real Sociedad – Midtjylland(20h00)
Anderlecht – Fenerbahçe (20h00)

Editado por Filipa Silva