Centenas de adeptos reuniram-se, este domingo (16), junto ao Estádio do Dragão, para prestarem homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa, que liderou o clube durante mais de quatro décadas e que faleceu sábado, aos 87 anos.

Com cachecóis em punho, centenas de adeptos juntaram-se, este domingo (16), junto ao Estádio do Dragão, no Porto, para homenagear o “presidente dos presidentes”.

Nas portas de acesso ao estádio, o Futebol Clube do Porto (FCP) colocou cartazes que recordam momentos históricos dos 42 anos de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa, que faleceu este sábado (15), aos 87 anos.

Entre a multidão de portistas que deixava cachecóis, velas e chapéus, estava Maria Viana, de 76 anos, que admitiu ao JPN ter ficado incrédula com a notícia da morte do ex-presidente do FC do Porto: “Não acreditava. Quando vi aquilo, julguei que era uma brincadeira e mudei de canal para confirmar.”

Ao seu lado, de cachecol ao pescoço, estão Beatriz e Joana Soares, mãe e filha, que quiseram homenagear Pinto da Costa em nome do marido e pai falecido, grande adepto do clube. “Vim hoje porque amanhã vou para Espanha. A minha mãe vai ao velório, mas eu quis colocar o cachecol porque sei que o meu pai, onde estiver, está de coração azul. Está com o presidente”, diz Joana Soares.

A jovem recorda Pinto da Costa como alguém com “defeitos e virtudes”, mas sublinha: “Num momento destes, os portistas estão unidos. Não há defeitos. Sabemos unir-nos para o bem e para o mal.

Miguel Alves, de 27 anos, também prestou tributo ao histórico dirigente. “Estou aqui pelo legado que o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa deixou ao Porto”, afirma, destacando que o ex-presidente levou “o nome da cidade e do clube além-fronteiras.”

A herança de Pinto da Costa para o FC Porto e para a cidade é tema entre os adeptos. João Campos, de 33 anos, veio de Aveiro para se despedir. “A história do clube deve-se muito a ele. Colocou o nome do Porto no mundo. Fez muito pelo clube e merece o nosso último agradecimento.”

À medida que se despediam no estádio, os portistas dirigiam-se para a Igreja das Antas, onde o velório do ex-presidente teve início pelas 18h00. O funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa decorre segunda-feira (17), às 11h00, na Igreja das Antas, no Porto.

Editado por Filipa Silva