Além de uma volta ao estádio, a urna de Jorge Nuno Pinto da Costa vai passar pelo centro do relvado do Dragão, informou há pouco o clube. Ex-presidente do Futebol Clube do Porto faleceu no passado sábado, dia 15.
As cerimónias fúnebres de Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente honorário do FC Porto, têm início às 11h00 desta segunda-feira na Igreja de Santo António das Antas, no Porto.
Após a missa, o corpo do antigo presidente do FC Porto seguirá para o cemitério do Prado do Repouso, local onde será cremado.
A esperada presença de centenas de pessoas nas cerimónias e nas ruas vai levar a condicionamentos do trânsito, nas imediações da igreja, numa operação conduzida pela Polícia de Segurança Pública. No entanto, maiores restrições surgirão apenas se a afluência de pessoas no local o justificar, obrigando a PSP a ajustar e/ou a alargar os condicionamentos.
De acordo com o que o JPN apurou junto da Divisão de Trânsito da PSP, após sair da igreja, o cortejo fúnebre seguirá pela Alameda das Antas em direção ao Dragão.
Como previsto dará uma volta ao estádio, mas – e essa foi a novidade avançada há pouco pelo FC Porto – o corpo de Jorge Nuno Pinto da Costa vai mesmo passar pelo relvado do Estádio do Dragão. Quem quiser assistir ao momento terá que entrar pelas portas 26, 27, 3 e 4, na bancada central Poente, ou pelas portas 7 e 8 na bancada superior Sul.
O cortejo prossegue depois pela rua de São Roque da Lameira. Passará pela Praça das Flores e pela Rua do Bonfim e, depois, virará na rua António Carneiro em direção ao Heroísmo. O trajeto termina no Cemitério do Prado, local onde o corpo será cremado.
Entretanto, o metro do Porto confirmou um reforço de mais dois veículos por sentido/hora no tronco comum entre a Senhora da Hora e o Estádio do Dragão. A linha verde (C) termina na estação do Estação Estádio do Dragão (em vez de Campanhã). Esta alteração mantém-se até meio da tarde.
Jorge Nuno Pinto da Costa morreu este sábado, aos 87 anos, vítima de cancro. Liderou o Futebol Clube do Porto durante 42 anos, tendo sido o presidente mais titulado do mundo.
Editado por Filipa Silva
Artigo atualizado às 11h34 com a informação avançada pelo clube sobre a passagem do cortejo fúnebre pelo interior do Estádio do Dragão e pelo metro do Porto sobre o reforço da operação.