Num dia emotivo para os dragões, o FC Porto foi a Faro vencer por 0-1. O golo foi apontado por Francisco Moura. A vitória acaba com o jejum de vitórias dos dragões para o campeonato no novo ano.

A morte de Pinto da Costa marcou o encontro do FC Porto deste domingo. Foto: FC Porto/Facebook

O FC Porto foi ao Algarve, este domingo, selar a primeira vitória para o campeonato no ano de 2025. Um golo de Francisco Moura marcado no início da segunda parte e uma defesa milagrosa de Diogo Costa a terminar garantiram aos dragões três pontos que isolaram a equipa no terceiro lugar do campeonato, uma vez que o SC Braga saiu com um empate do dérbi minhoto disputado no mesmo dia.

O encontro fica inevitavelmente marcado pelo falecimento do ex-presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, na véspera. Antes da bola rolar, em Faro como em todos os jogos da primeira e da segunda ligas, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem a Pinto da Costa. Com um gesto bonito, a equipa da casa ainda “presenteou” a formação portista com uma coroa de flores.

Mais tarde, o jogo ficaria também marcado pela grave lesão de Vasco Sousa.

Onzes iniciais e primeira parte

Para o jogo deste domingo, o Farense fez quatro alterações na equipa inicial face ao último encontro com o Nacional. Do lado portista, Anselmi realizou seis trocas em relação ao encontro com a AS Roma.

A primeira parte revelou-se tranquila para os guarda-redes, face à ausência de remates às balizas. Foi o Farense quem teve a primeira ocasião de perigo, aos 13 minutos. Paulo Victor, pelo corredor esquerdo, ao tentar cruzar acabou por rematar com perigo à baliza portista. 

Já em cima dos 45 minutos, o FC Porto podia ter marcado. Dentro da área, Fábio Vieira rematou prensado, acabando o esférico a ser desviado para a linha final pela defesa algarvia.

A primeira parte ficou marcada pelo desacerto de ambas as equipas, com zero remates enquadrados com a baliza, embora, a formação portista tenha tido mais posse de bola.

Encontro com a baliza chegou

Já na segunda parte, foi o FC Porto quem abriu as hostilidades e chegou ao golo. Aos 49 minutos, após livre tenso de Fábio Vieira, Francisco Moura quase não precisou de saltar para, de cabeça, fazer o 0-1. O defesa portista marca assim em dois jogos seguidos, depois do tento contra a Roma. O lance ainda foi submetido a análise do VAR, para verificar se existia alguma irregularidade, mas acabou por ser validado.

Aos 60 minutos, novo livre e cabeceamento de Neuhén, com Ricardo Velho a defender, mostrando bom posicionamento.

O Farense respondeu aos 70 minutos, com um grande remate de fora da área que obrigou Diogo Costa a uma defesa apertada.

No lance a seguir, Fábio Vieira acertou em cheio no poste, após remate de fora da área, com a bola a sobrar para Mora que tinha tudo para fazer o golo, mas desperdiçou com a baliza praticamente aberta.

Ao minuto 83, grande defesa de Diogo Costa. Depois de um cruzamento no corredor esquerdo, Cláudio Falcão ganhou no duelo aéreo, obrigando o guarda-redes portista a uma defesa soberba, evitando o empate.

Aos 95, Vasco Sousa, que tinha entrado dez minutos antes para substituir Pêpê, sofreu uma entrada duríssima de Zé Carlos. O jovem portista contorcia-se de dores e acabaria por abandonar o relvado de maca e em lágrima. Zé Carlos foi expulso e saiu desolado após ver a situação do colega de profissão. A situação clínica do jovem jogador do FC Porto ainda não foi confirmada, mas o departamento médico “suspeita” que a lesão seja “grave”.

Vitória com dedicatória especial

Após a vitória, o treinador dos dragões, Martin Anselmi, dedicou o triunfo ao antigo presidente do clube, Pinto da Costa: “É uma vitória muito especial para o FC Porto, com o que aconteceu. Não tive a sorte de trabalhar com ele, mas queríamos dedicar-lhe este triunfo”. O técnico argentino também destacou a importância de vencer este jogo, mencionando que a equipa precisava desta vitória. Com esta vitória o treinador argentino estreia-se a vencer no campeonato português.

Já Tozé Marreco, treinador do Farense, não poupou críticas à arbitragem de Tiago Martins: “Deixe-me ver se digo isto sem ser multado ou castigado: faltou ser marcada uma falta num lance que é ilegal.”

O próximo encontro dos portistas é para a Liga Europa e está marcado para quinta-feira (20), contra a AS Roma. No campeonato, os dragões enfrentarão o Vitória SC, num jogo marcado para dia 24. A formação do Farense vai defrontar o Arouca, no dia 23, no Estádio Municipal de Arouca.

Editado por Filipa Silva