Iúri Leitão, campeão olímpico, conquistou ouro no scratch e na corrida por pontos. Além dele, conquistaram medalhas os irmãos Oliveira e Maria Martins.
Os gémeos Ivo e Rui Oliveira após premiação ao lado da equipa portuguesa de ciclismo Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo / Facebook
Portugal conquistou seis medalhas no Campeonato Europeu de Ciclismo de pista, que terminou este domingo, na Bélgica. O grande destaque nacional foi Iúri Leitão, que voltou com duas medalhas de ouro ao peito, uma na prova de corrida por pontos e outra no scratch. Além dele, Maria Martins conquistou o bronze na mesma especialidade e os irmãos Rui e Ivo Oliveira conquistaram bronze no madison. Os gémeos Oliveira, naturais de Vila Nova de Gaia, ainda conseguiram prata na prova de eliminação, por Rui Oliveira, e prata em perseguição, por Ivo Oliveira.
Iúri Leitão, um dos maiores ciclistas do mundo na atualidade, venceu a prova de scratch – corrida de velocidade com distância de 10 quilómetros – com grande demonstração de qualidade, ao conseguir vantagem de uma volta sobre 22 de seus 23 adversários. Na corrida por pontos – de 160 voltas, com 16 sprints – também deu mostra de grande velocidade ao pontuar em 15 dos 16 sprints e terminar com cinco voltas de vantagem sobre o resto do pelotão.
Os irmãos Rui e Ivo Oliveira também conquistaram medalhas, sendo um bronze em dupla na modalidade madison – prova de estafeta por pontos -, além de uma prata para Rui na prova de eliminação – a cada duas voltas o último é eliminado – e uma prata para Ivo na prova de perseguição – em que se deve apanhar o adversário. No feminino, Maria Martins conquistou medalha de bronze no scratch.
Além deles, Daniela Campos também disputou o campeonato europeu na modalidade de omnium – combinação de quatro modalidades de resistência: scratch, corrida de ritmo, eliminação e corrida por pontos -, mas terminou em 12.º e não conquistou medalha.
A competição, organizada na cidade de Heusden-Zolder, contou com atletas de todo o continente, sendo cinco deles portugueses. Portugal terminou a competição em 5.º no quadro de medalhas, com duas de ouro e seis no total. Os neerlandeses foram os grandes vencedores, com oito medalhas de ouro (16 no total), seguidos da Itália com três ouros (seis no total), Grã-Bretanha com dois ouros (11 no total) e Alemanha com dois ouros (nove no total).
Após o encerramento da competição, o selecionador nacional Gabriel Mendes mostrou-se orgulhoso do desempenho de sua equipa: “Fizemos um Campeonato da Europa de excelência. Os atletas e toda a equipa de trabalho deram o melhor de si”, afirmou ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Para os internacionais portugueses masculinos presentes na Bélgica, o próximo desafio será a Volta ao Algarve, que arranca já na quarta-feira (19). Iúri Leitão vai representar a equipa espanhola Caja Rural, enquanto Rui e Ivo Oliveira vão estar junto da UAE Team Emirates.
Editado por Filipa Silva