Benfica-Mónaco, Milan-Feyenoord, Atalanta-Club Brugge e Bayern München -Celtic são os encontros que marcam o arranque da segunda mão dos “play-offs” da Liga dos Campeões, esta terça-feira (18), com a qualificação para os oitavos de final em jogo. Já esta quarta-feira (19), o Sporting desloca-se até Dortmund.

Após a vitória fora contra o Mônaco, o Benfica está a um passo de garantir a qualificação para os oitavos de final. Foto: SL Benfica/Facebook

Esta terça-feira (18), a Liga dos Campeões está de volta com jogos decisivos, para a segunda mão dos “play-offs” da Liga Dos Campeões. O Benfica entra em campo no Estádio da Luz, às 20h00, com uma vantagem sobre o Mónaco e a ambição de assegurar a qualificação. À mesma hora, o Atalanta defronta o Club Brugge, e o Bayern de Munique recebe o Celtic em casa. Mais cedo, às 17h45, o AC Milan joga contra o Feyenoord. Já o Sporting, a outra equipa portuguesa em prova, viaja amanhã, quarta-feira, até à Alemanha.

Benfica – Mónaco 

Na primeira mão dos “plays-off” da Liga dos Campeões, o Benfica conquistou a vitória ao minuto 48, com um golo de Vangelis Pavlidis. O Mónaco, que terminou a primeira mão com um jogador a menos devido à expulsão de Al Musrati, terá de conquistar a sua primeira vitória em Portugal para evitar a eliminação.

O Benfica, que ocupa o segundo lugar na Primeira Liga, está numa boa fase, somando cinco vitórias seguidas em todas as competições. As águias marcaram em todos os jogos disputados em 2025 até agora.

No entanto, em casa, o Benfica só venceu três dos últimos seis encontros. Nesta temporada, a equipa apenas não marcou golos em um jogo no Estádio da Luz (um empate sem golos contra o Bolonha). Para a Liga dos Campeões, as águias registaram uma vitória contra o Atlético de Madrid e uma derrota contra o Barcelona e o Feyenoord, além de um empate com o Bolonha nos quatro jogos disputados em casa.

O Mónaco, que ocupa atualmente o quarto lugar da Ligue 1, vem de uma grande vitória contra o Nantes na liga francesa. No entanto, o início de 2025 não tem sido positivo para a equipa: em 11 jogos, perdeu cinco, empatou dois e venceu apenas quatro.

As perspectivas são favoráveis para o Benfica avançar para os oitavos de final da Liga dos Campeões, apesar das várias ausências de ambos os lados. No Benfica, Florentino está suspenso, além de lesionado, juntando-se a Bah, Di María, Renato Sanches e Aursnes no departamento médico. Além disso, o Benfica precisa de ter atenção ao facto de que Carreras, Kökçü e Otamendi, que estão disponíveis, estão em risco de suspensão, podendo falhar o primeiro jogo dos oitavos de final caso recebam um cartão amarelo contra o Mónaco.

Na equipa adversária há também varias ausências: Al Musrati, Vanderson e Zakaria estão suspensos, enquanto Golovin , Balogun e Magassa estão fora devido a lesões. Singo com um problema muscular, é a dúvida para o jogo.

A equipa de Bruno Lage, tem tudo para avançar para os oitavos de final da Champions League, aproveitando a vantagem da vitória na primeira mão e o histórico favorável. Ao todo, em casa e fora, o Benfica conta com 19 vitórias, dez empates e nove derrotas contra equipas francesas.

Bruno Lage, sublinhou que o foco da equipa deve ser exclusivamente em si própria e não nas vitórias anteriores ou no resultado: “É um Benfica que não pode pensar nas duas vitórias anteriores [os encarnados bateram o Mónaco também na fase de liga], nem jogar em função do resultado. A nossa determinação tem de ser fazer um bom jogo, estar na nossa melhor versão de Champions e fazer um resultado que nos permita seguir em frente na prova”.

O treinador das águias ainda frizou que a vitória contra o Mónaco seria fundamental não só para o clube, mas também para o reconhecimento do futebol português: “É esse o nosso objetivo e seria muito importante, quer para nós, quer para o clube e pelo prestígio nacional”.

Já o treinador da equipa francesa, Adi Hütter, realça que nada está perdido: “Os jogadores estão prontos e eles querem lutar. A vantagem é do Benfica, mas podemos usar as nossas oportunidades”.

Milan – Feyenoord

Já em solo italiano, o Milan defronta o Feyenoord, no Estádio San Siro, às 17h45. A equipa de Sérgio Conceição perdeu a primeira mão dos “plays-off” para os oitavos de final, após Igor Paixão marcar o único golo da partida.

Atalanta – Club Brugge

O estádio de Bergamo acolhe esta noite, às 20h00, o Club Brugge. A equipa italiana sofreu na primeira mão uma derrota por 1-2. Além dissoa equipa de Gian Piero Gasperini  tem baixas: Daniel Maldini, Isak Hien e Odilon Kossounou. Já a equipa adversária, está numa posição favorável para o último encontro dos “plays-off”.

Bayern München- Celtic

O Bayern Munique recebe esta noite em casa, na (Allianz Arena) o Celtic, pelas 20h00. Na primeira mão dos “plays-off” da Liga dos Campeões, a equipa alemã conquistou uma vantagem de duas bolas a uma.

Sporting defronta amanhã o Borrussia Dortmund

A equipa de Rui Borges desloca-se até a Alemanha para enfrentar o Borussia Dortmund, com uma desvantagem na fase eliminatória. No jogo da primeira mão dos “plays-off”, disputado na passada terça-feira (11), os leões sofreram uma derrota por 3-0 diante da formação alemã.

Relativamente às ausências, o plantel dos verdes e brancos enfrenta várias lesões. Ao todo, são seis os jogadores ausentes: Pote, Nuno Santos, St. Juste, Geny Catamo, Morita e Daniel Bragança, todos entregues ao departamento médico. Pedro Gonçalves, apesar de ainda estar condicionado, regressa aos convocados e poderá desempenhar um papel fundamental no ataque leonino frente ao Dortmund.

A equipa portuguesa defronta a equipa alemã, esta quarta-feira (19), às 17h45, no Estádio Signal Iduna Park, em Dortmund.

Também entram em campo, esta quarta-feira (19), o Paris Saint-Germain com o Brest (20h00); o Real Madrid com o Manchester City (20h00); e o PSV com a Juventus (20h00).

Esta sexta-feira (21), em Nyon, realiza-se o sorteio que irá determinar os confrontos dos oitavos de final da Liga dos Campeões. As 16 equipas qualificadas para esta fase, vão ficar a saber quem será a sua equipa adversária. Os jogos dos oitavos de final realizam-se entre a duas mãos em maio.