A Universidade do Porto vai atingir um valor inédito de vagas disponíveis para o ano letivo 2025/2026. Politécnicos da Invicta também aumentam o número de admissões. A nível nacional, o Ensino Superior regista uma subida de cerca de 16.000 vagas, a partir de setembro.

Reitoria da Universidade do Porto

A Universidade do Porto vai abrir novas vagas no ano letivo 2025/2026. Foto: Beatriz Castro

A Universidade do Porto vai abrir um total de 6.715 vagas no ano letivo 2025/2026, mais 93 do que em 2024. As novas vagas vão estar distribuídas pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA), pelos Concursos Locais (CL), pelos Regimes Especiais (RE) e pelos Concursos Especiais (CE). O mapa de vagas do Ensino Superior do próximo ano letivo foi divulgado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação no passado domingo (16).

Quais as diferenças entre as formas de acesso ao Ensino Superior?

O Concurso Nacional de Acesso (CNA) é a forma mais utilizada para ingressar ao ensino superior. A candidatura é feita anualmente, através da plataforma da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) e divide-se em três fases.

Os Concursos Locais (CL) já se aplicam a cursos com características específicas que exigem um determinado tipo de provas, como testes de aptidão física. Neste caso, os estudantes concorrem diretamente através da instituição e não da DGES.

Os Regimes Especiais (RE) estão reservados a candidatos com condições habilitacionais e pessoais específicas. Nestas situações, a candidatura já é feita na plataforma da DGES.

Finalmente, os Concursos Especiais (CE) dividem-se em várias secções diferentes, como por exemplo, o Concurso Especial para maiores de 23 anos e o Concurso Especial para Estudantes Internacionais. De sublinhar que cada um destes concursos de acesso está sujeito a prazos distintos, que ainda não foram divulgados.

O número de vagas da UP, acessíveis através do CNA, a principal via de entrada no ensino superior, vai aumentar para 4.774, um recorde para a instituição. No próximo ano letivo, as 15 novas vagas vão ser distribuídas pelos cursos de Bioinformática (mais sete), Ciência de Computadores (mais três), Inteligência Artificial (mais cinco) e Ciência de Dados e Matemática Aplicada (mais cinco), da Faculdade de Ciências (FCUP). Na Faculdade de Letras (FLUP) o curso de Línguas e Relações Internacionais vai abrir mais duas vagas.

Em contrapartida, os cursos de Química e Física, na FCUP, registam uma descida de 5 e 7 vagas, respetivamente.

Dentro dos 59 cursos da Universidade do Porto, no ano letivo 2025/2026, vão estar também disponíveis 1.921 vagas através dos Regimes e Concursos Especiais. Em relação ao ano de 2024, registou-se, no total, um aumento de 9 vagas nos Regimes Especiais e 34 vagas nos Concursos Especiais. Este balanço resulta das variações dos lugares disponíveis nos vários cursos, que tanto sobem, nuns casos, como descem, noutros.

Destaca-se a abertura inédita de vagas para o curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no próximo ano letivo. Na candidatura por Regime Especial vão estar disponíveis 14 vagas na FMUP e 6 vagas no ICBAS. Já através dos Concursos Especiais realizados em 2025, vão ser abertas 12 vagas na FMUP e dez no ICBAS.

Somando os lugares reservados para o Concurso Nacional de Acesso, o número de vagas disponíveis para os cursos de Medicina na UP no ano letivo 2025/2026 sobe para 502, mais 42 do que no ano letivo atual.

No Ensino Superior Público Politécnico da cidade do Porto registou-se uma subida de 43 vagas, relativamente ao ano letivo 2024/2025, o que resulta num total de 3.081 lugares disponíveis. O aumento deve-se à abertura de mais 41 vagas no curso de Educação Básica, na Escola Superior de Educação (ESE) e de mais duas vagas no curso de Engenharia Informática, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

Vagas do Ensino Superior Público a nível nacional

No ano letivo 2025/2026, o Sistema de Educação Superior português vai aumentar o número de vagas disponíveis para mais de 100 mil (101 798). Em relação ao ano letivo presente, vão ser abertos mais 1.647 lugares nas instituições de ensino superior.

Dentro do Sistema de Educação Superior Público, estas novas vagas vão estar distribuídas pelo Regime Nacional de Acesso (RNA) e pelos Concursos Locais (CL), responsáveis pela disponibilização de mais 643 lugares, e pelos Concursos e Regimes Especiais de Acesso (CE e RE), que vão abrir mais 48 vagas do que em 2024. No total, o ensino superior público vai atingir as 76.818 vagas.

Já no Sistema de Educação Superior Privado, o número de vagas disponível vai subir para perto de 25 mil (24.980), o que traduz um aumento de quase 956 vagas, em relação a 2024.

Em relação ao novo mapa de vagas para o Ensino Superior, os presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) alertam para a necessidade de apoio financeiro do Estado. Em declarações ao Público, o presidente do CRUP, Paulo Jorge Ferreira, sublinhou que “vagas não é sinónimo de candidatos”.

Editado por Filipa Silva