“Union”, “Pepe” e “Critical Zone” são alguns dos filmes em cartaz no novo programa que começa esta quinta-feira (20). Um "modelo bastante novo" que fazia falta, nas palavras de Lídia Queirós, do Batalha.
Filmes que nunca passaram pelo Porto vão passar no Batalha. Foto: Maria Andrade/JPN
“X-Novo” é o novo programa quinzenal do Batalha Centro de Cinema. O principal objetivo da iniciativa é exibir filmes que ainda não foram distribuídos na cidade do Porto. O programa arranca esta quinta-feira (20) e é anual. A programação até 30 de abril já está disponível. O Batalha Centro de Cinema vai depois anunciar, no final de abril, a programação para os meses de maio, junho e julho.
Trata-se de um “modelo bastante novo”, nas palavras de Lídia Queirós. Ao JPN, a coordenadora da programação do Batalha Centro de Cinema disse que fazia falta “um espaço quinzenal em que déssemos a conhecer ao público o que se anda a fazer de melhor nos festivais internacionais de cinema”.
Além da equipa artística do Batalha, da qual Lídia Queirós faz parte, o desenho do novo programa conta com a colaboração de Adam Piron (Festival Sundance), Delphine Jeanneret (Festival de Locarno), Daniel Ribas (Curtas Vila do Conde) e Jacqueline Nsiah, que integra e apresenta a edição de 2025 da Berlinale. Com estes programadores, o Batalha criou “uma base de dados conjunta com o melhor que eles (programadores) viram nos vários festivais, não só nos que trabalham, mas também nos que vão como espectadores” e é dessa base que parte a seleção que o Batalha se prepara para oferecer ao público.
O programa inicia-se com o filme “How to Save a Dead Friend”, de Marusya Syroechkovskaya. A película de 2022 conta a história de uma jovem russa que está decidida a terminar a sua própria vida até conhecer o seu namorado Kimi. O filme recebeu uma menção honrosa no festival Visions du Réel, na Suíça.
“Viet and Nam”, um filme banido no Vietname, estreia no Batalha Centro de Cinema dia 15 de março. O filme de Tru’o’ng Minh Quý teve grande destaque na 77.ª edição do Festival de Cannes.
“Critical Zone”, que ganhou o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno, e “Pepe”, vencedor do Urso de Prata de Melhor Realizador na Berlinale, vão estar também em cartaz no Batalha Centro de Cinema.
O programa “X-Novo” encerra com a exibição do filme “Union”, de Stephen Maing e Brett Story, no dia 30 de abril.
O Batalha Centro de Cinema oferece, até 30 de abril, uma coletânea de vários filmes internacionais nunca antes exibidos na cidade do Porto. Os bilhetes para as várias sessões têm um custo de cinco euros.
Editado por Filipa Silva