O Sporting e o Manchester City encerram a sua participação na Liga dos Campeões. O Paris Saint-Germain goleou o Brest por 7-0. O sorteio dos oitavos de final terá lugar esta sexta-feira (21).
Equipa do Sporting a agradecer o apoio dos adeptos. Foto: Sporting CP/ Facebook
A segunda mão dos “play-offs” dos oitavos-de-final terminou esta quarta-feira (20) com grande emoção. O Borussia empatou a zero com o Sporting, mas a equipa portuguesa fica pelo caminho com um resultado agregado de 3-0 conseguido pelos alemães na primeira mão. Num duelo totalmente francês, o Paris goleou o Brest por 7-0. O Real Madrid eliminou o Manchester City com uma vitória por 3-1, o mesmo resultado que afastou a Juventus diante do PSV já no prolongamento.
Borussia Dortmund 0-0 Sporting
Esta quarta-feira (19), o Sporting defrontou a Borussia Dortmund, na Alemanha. A partida iniciou-se com uma clara superioridade na posse de bola por parte dos alemães, que pressionaram bastante desde os primeiros minutos. A melhor oportunidade dos primeiros 45 minutos surgiu aos 27 minutos, quando Sabitzer, do Borussia Dortmund, fez um remate, mas o guarda-redes do Sporting, Rui Silva, respondeu com uma grande defesa. O Sporting também teve algumas oportunidades, com remates de Harder e Gonçalo Inácio, mas ambos sem sucesso. A primeira parte terminou sem golos.
A segunda parte iniciou-se com o Borussia Dortmund a intensificar a pressão. Logo aos 49 minutos, Adeyemi obrigou Rui Silva a mais uma defesa importante, desviando um remate rasteiro. Aos 59 minutos, Guirassy teve a oportunidade de marcar através de uma grande penalidade, mas Rui Silva voltou a destacar-se ao defender o remate colocado junto ao poste esquerdo, mantendo a equipa de Rui Borges viva no jogo. Harder e Quenda tiveram ocasiões de perigo, mas a defesa do Borussia Dortmund esteve sempre atenta para bloquear os remates.
Nos minutos finais, o Borussia Dortmund limitou-se a gerir o jogo, assegurando a sua passagem à fase seguinte da competição. O Sporting demonstrou uma grande solidez defensiva, mas não conseguiu inverter a desvantagem da primeira mão.
O treinador dos leões frisou que agora o foco é o campeonato nacional: “Só depois do jogo com o Estoril é que vamos ter semanas limpas para treinar. Ainda temos mais uns jogos para ser competentes, mas vamos ser felizes”.
Paris 7–0 Brest
Em território francês, o Paris Saint-Germain eliminou o Brest com uma goleada por sete bolas a zero, no Parque dos Príncipes. Um resultado pouco habitual para esta fase da competição.
Na primeira parte, o PSG entrou em campo com uma postura dominante e rapidamente mostrou a sua superioridade. A equipa parisiense adiantou-se no marcador aos 20 minutos, quando Barcola, aproveitou um erro defensivo do Brest e rematou com precisão para o fundo da baliza. A partir daí, o PSG manteve o controlo do jogo, com o Brest a ter dificuldades em sair do seu meio-campo. Aos 39 minutos, Kvaratskhelia fez o 2-0, após um cruzamento de Vitinha.
Na segunda parte, a equipa de Luis Enrique manteve a sua intensidade e, em poucos minutos, alargou ainda mais a vantagem. Vitinha fez o 3-0, ao minuto 59, com um remate de fora da área que não deu hipóteses ao guarda-redes do Brest. Doué, fez o 4-0, ao minuto 64, após uma assistência de Gonçalo Ramos. Nuno Mendes marcou o quinto golo, ao minuto 69. Gonçalo Ramos foi o terceiro jogador português a marcar na partida. Ao minuto 76, assinou o sexto. Aos 86 minutos, o jovem Mayulu fez o seu primeiro golo na competição, estabelecendo o 7-0 com que fechou o marcador. O PSG eliminou o Brest com um resultado agregado de 10-0.
Real Madrid 3–1 Manchester City
As esperanças do Manchester City em dar a volta à desvantagem de um golo que a equipa levou de Inglaterra foi minada logo no arranque do jogo com o Real Madrid, no Santiago Bernabéu. Aos 4 minutos, Kylian Mbappé abriu o marcador com um remate de primeira, após um passe longo de Raúl Asencio. Aos 33 minutos, Mbappé bisou com um excelente remate, após uma assistência de Rodrygo. Durante toda a primeira parte, o Manchester City não conseguiu reagir e saiu para o intervalo sem um único remate enquadrado à baliza adversária.
Na segunda parte, o Real Madrid ampliou a vantagem aos 61 minutos, quando Mbappé completou o hat-trick com um remate rasteiro, após assistência de Valverde. O City tentou reagir, mas só conseguiu reduzir a desvantagem ao minuto 90’+2. Marmoush acertou na trave e, na recarga, Nico González empurrou a bola para o fundo da baliza, estabelecendo o 3-1 final. O golo foi insuficiente para alterar o desfecho da eliminatória, o Real Madrid garantiu a qualificação para os oitavos de final.
PSV 3-1 Juventus
A partida entre o PSV e a Juventus começou de forma equilibrada no Estádio Philips, em Eindhoven, com ambas as equipas a criarem oportunidades, mas sem conseguirem abrir o marcador durante a primeira parte.
Na segunda metade, o jogo ganhou mais emoção. Ivan Perišić inaugurou o marcador para o PSV aos 53 minutos, após uma assistência de Lang. A Juventus empatou aos 63 minutos, com Timothy Weah a finalizar após um livre de Koopmeiners. Aos 74 minutos, Saibari colocou novamente o PSV em vantagem na partida por 2-1, com uma assistência de L. de Jong. Com um empate no resultado agregado, o jogo seguiu para prolongamento, altura em que Flamingo marcou, aos 98 minutos, garantindo a vitória do PSV por um agregado de 4-3. Este golo foi suficiente para selar o triunfo e a qualificação dos holandeses.
Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain, Real Madrid e PSV juntam-se ao Benfica, Feyenoord, Club Brugge e Bayern Munique para os oitavos de final da Liga dos Campeões. O sorteio decorre esta sexta-feira (21), às 11h00 (hora de Portugal Continental). Para esta fase, estavam já previamente apurados Liverpool, Barcelona, Arsenal, Inter, Atlético de Madrid, Leverkusen, Lille e Aston Villa.
Artigo editado por Filipa Silva