A partir de 27 de fevereiro, a circulação na VCI vai estar cortada entre as 00h00 e as 06h00. A conclusão da obra está prevista para dia 20 de março.
De 27 de fevereiro e 20 de março, a circulação na VCI vai estar cortada entre as 00h00 e as 06h00. Foto: site Câmara do Porto
A construção de uma ponte pedonal entre o antigo Matadouro Industrial do Porto e o Estádio do Dragão vai fechar o trânsito noturno na VCI, nos dois sentidos. Durante cerca de um mês, até 20 de março, os veículos vão estar impedidos de circular entre o nó de São Roque e o Mercado Abastecedor e, também, entre o nó de Campanhã e o Dragão.
Em comunicado, a Câmara do Porto afirma reconhecer o “impacto desta intervenção no trânsito e apela à compreensão de todos os cidadãos”, solicitando “paciência e colaboração durante este período de condicionamentos”.
As obras vão decorrer durante um horário noturno, entre a meia noite e as seis da manhã. A nova ponte vai unir as duas margens da VCI e facilitar a passagem pedonal entre a zona da Corujeira e do Estádio. A obra vai também agilizar o acesso a serviços como o metro do Estádio do Dragão e o Alameda Shopping.
Durante o período de obras, o trânsito vai ser desviado no sentido sul-norte, na saída do nó de São-Roque/Campanhã, e no sentido norte-sul, na saída do nó do Mercado Abastecedor/Estádio. Segundo a informação avançada pelo município, a nova estrutura metálica vai pesar cerca de 78 toneladas e ter uma dimensão de seis por 48 metros.
A construção do novo tabuleiro sobre a VCI deve-se à reconversão do antigo matadouro industrial do Porto num novo espaço com museus, galerias de arte, restaurantes e escritórios. A nova infraestrutura vai designar-se M-ODU (Matadouro, Outro Destino Urbano) e vai estima-se que vai ter capacidade para receber mais de 2.300 pessoas no início do próximo ano. O projeto é da autoria de Kengo Kum, um arquiteto japonês, em colaboração com arquitetos OODA do Porto.
Editado por Filipa Silva