A segunda mão dos “play-offs” da Liga Europa encerrou esta quinta-feira (20). O FC Porto caiu diante da Roma. O Fenerbahçe, orientado por José Mourinho, seguiu em frente. Bodø/Glimt e Real Sociedad garantiram a passagem com o mesmo resultado (5-2). O AZ Alkmaar também garantiu a qualificação. O Ajax perdeu, mas passou. O Steaua Bucareste e Plzen também seguiram para a fase seguinte, eliminando PAOK e Ferencváros.

Roma 3-2 Porto

O FC Porto entrou determinado no Estádio Olímpico, e abriu o marcador aos 27 minutos com um golo acrobático de Samu, após uma assistência de Fábio Vieira. No entanto, a vantagem durou pouco, Dybala brilhou e virou o jogo para a Roma com dois golos. O primeiro aos 35 minutos, com um toque subtil por cima do guarda-redes, Diogo Costa. Ao minuto 39, bisou com um remate colocado à entrada da área. A equipa portista tentou reagir, mas foi para o intervalo em desvantagem e já com sinais de dificuldades perante a pressão dos italianos.

No início da segunda parte, o FC Porto sofreu um duro momento quando Eustáquio foi expulso aos 51 minutos, deixando a equipa reduzida a dez unidades. Apesar disso, os dragões mantiveram-se na luta e estiveram perto do empate quando Samu acertou no poste. No entanto, a Roma aproveitou a superioridade numérica e, já aos 83 minutos, Pisilli fez o 3-1, praticamente selando a eliminatória. Nos descontos, um autogolo de Rensch reduziu para 3-2, após um cruzamento de Gonçalo Borges, mas já não houve tempo para mais. Com um agregado de 4-3, a equipa portuguesa despediu-se da Liga Europa, depois de um jogo em que começou a vencer, mas acabou superado pela eficácia da Roma.

Outros embates da segunda mão 

O Fenerbahçe de José Mourinho abriu o marcador logo aos quatro minutos com um golo de En-Nesyri, após assistência de Džeko. O Anderlecht respondeu e empatou aos 19 minutos com Vázquez. O segundo golo de Vázquez, aos 55 minutos, deu vantagem temporária ao Anderlecht, mas o Fenerbahçe empatou aos 63 minutos com um golo de Akçiçek. O empate por 2-2 resultou num agregado de 5-2 para o Fenerbahçe, que avançou para a próxima fase da competição.

O Bodø/Glimt venceu o Twente por 5-2 num jogo emocionante, que foi decidido no prolongamento. A equipa norueguesa marcou três golos na segunda parte, mas o Twente respondeu nos descontos, levando a partida para o prolongamento. Na segunda parte do prolongamento, o Bodø/Glimt mostrou mais eficácia e garantiu a vitória com dois golos decisivos. No final, o Bodø/Glimt assegurou a passagem à fase seguinte com um resultado agregado de 6-4.

A partida entre Galatasaray e AZ Alkmaar terminou com um empate de 2-2. O primeiro golo foi marcado por Maikuma ao minuto 42 para o AZ Alkmaar, colocando os visitantes à frente.  Aos 55 minutos, Kasius continuou a dar vantagem à equipa holandesa. Galatasaray respondeu logo a seguir, ao minuto 56 com um golo de Osimhen, após assistência de Torreira. Ao minuto 70, a equipa turca empatou com um golo de Sallai, mas não foi suficiente para passar à fase seguinte. O Az Alkmaar garantiu um lugar nos oitavos após um resultado agregado de 6-3.

O Steaua Bucareste venceu o PAOK por 2-0. Os golos foram marcados por Cisotti ao minuto 30 e Miculescu ao minuto 81. O PAOK teve algumas oportunidades, mas não conseguiu marcar. A equipa romena avançou para a fase seguinte com um agregado de 4-1.

O Viktoria Plzeň conquistou um lugar nos oitavos frente ao Ferencváros, graças a uma vitória por por 3-0. O primeiro golo da partida foi marcado por Jemelka aos 27 minutos, com assistência de Durosinmi. O segundo golo foi marcado por Šulc ao minuto 35. O terceiro golo foi anotado por Durosinmi aos 38 minutos, com assistência de Šulc. A equipa checa dominou o jogo e conseguiu conquistar um lugar para a fase seguinte.

O Ajax passou à fase seguinte apesar da derrota por 2-1 no prolongamento contra o Union Saint-Gilloise. A equipa belga abriu o marcador aos 16 minutos com um golo de Mac Allister, assistido por Boufal, e aumentou a vantagem aos 28 minutos com um penálti de David, após falta de Klaassen, que foi expulso. O resultado levou o jogo para o prolongamento. Taylor reduziu, contudo, a desvantagem para o Ajax aos 93 minutos e garantiu assim o apuramento da equipa neerlandesa (3-2, no agregado) para a fase seguinte da prova.

A Real Sociedad venceu o Midtjylland em casa por 5-2. A equipa espanhola abriu o marcador aos 5 minutos com Méndez e aumentou a vantagem aos 18 minutos com Sučić. O Midtjylland respondeu com Buksa aos 24 minutos e empatou com Osorio aos 38 minutos. Aos 45’+2 minutos, Sučić marcou novamente para a Real Sociedad, colocando a equipa em vantagem ao intervalo. No segundo tempo, Oyarzabal fez o 4-2 aos 73 minutos, e Óskarsson selou a vitória aos 90 minutos, por 5-2.

Resultado agregado do “plays-off”

Bodø/Glimt – Twente (6-4)
Galatasaray – Az Alkmaar (3-6)
FCSB – PAOK (4-1)
Roma – Porto (4-3)
Plzen – Ferencvaros (3-1)
Ajax – Union Saint-Gilloise (3-2)
Real Sociedad – Midtjylland (7-3)
Anderlecht – Fenerbahçe (2-5)

Roma, Bodø/Glimt, Az Alkmaar, Steaua Bucareste, Plzen, Ajax, Real Sociedad e Fenerbahçe juntam-se ao Athletic Bilbao, Lazio, Manchester United, Tottenham, Frankfurt, Lyon, Olympiacos e Rangers, já previamente apurados para os oitavos de final da Liga Europa. A primeira mão dos oitavos de final arranca a 6 de março.