O Boavista perdeu por três bolas a zero contra o Benfica, no Estádio da Luz. Belotti, Pavlidis e Kökçü foram os marcadores. Vaclík realizou umas impressionantes onze defesas, na estreia pelos axadrezados e foi o homem do jogo.
Belotti foi o autor do segundo golo do Benfica na Luz. Foto: SL Benfica/Facebook
O Boavista perdeu por 3-0 com o Benfica, este sábado (22), no Estádio da Luz. Os boavisteiros ainda não conseguiram pontuar em 2025. Já são sete derrotas em sete jogos este ano.
Os golos foram apontados por Belotti (28′), Pavlidis (70′) e Kökçü (77′). Os axadrezados ficaram reduzidos a dez unidades aos 51′, após a expulsão de Miguel Reisinho. Os encarnados subiram assim ao primeiro lugar, à condição.
Lito Vidigal, em relação último confronto contra o Estrela da Amadora, promoveu várias alterações no onze boavisteiro. César deu o lugar a Tomas Vaclík, Lystsov jogou no lugar de Pedro Gomes, Kone ingressou no lugar de Gonçalo Miguel e Vukotic deu lugar a Van Ginkel. Manteve a aposta em Sidoine Fogning, após uma bela exibição na estreia, do antigo central do SC Coimbrões.
Bruno Lage também realizou algumas alterações no onze: Trubin, Tomás Araújo, Barreiro, Schjelderup, Pavlidis e Arturkoglu deram os seus lugares a Samuel Soares, Leandro Santos, Amdouni, Dahl, Belotti e Bruma.
Super Vaclík aguentou esperanças axadrezadas
Apesar dos diversos ataques encarnados, os primeiros remates de perigo chegaram após a marca dos 20 minutos de jogo, ambos por Amdouni. Aos 22’, perto do limite da grande área, o suíço remata com potência, mas o remate é defendido para canto, por Tomas Vaclík, o mais recente reforço da baliza boavisteira. Na sequência do canto, Carreras cabeceia na direção do segundo poste, mas o avançado falhou um golo quase dado.
Cinco minutos depois, Belotti fez o primeiro golo com a camisola do SL Benfica, após uma grande jogada de Bruma pela esquerda. O português driblou Lystsov e cruzou para o italiano, que marcou com um belo remate de primeira.
⚽ GOLO
Belotti 28′
I Liga (#23) | Benfica (1)-0 Boavista#LigaPortugalBetclic #EPOCA2425 #JORNADA23#SLBBFC #SLB #BFC
Todos os vídeos https://t.co/9b1MnMa0tn pic.twitter.com/oVWI8Ik9L9— VSPORTS (@vsports_pt) February 22, 2025
Aos 35’, Andrea Belotti voltou a ter uma grande oportunidade nos pés. O avançado recebeu o cruzamento e rematou forte de primeira, mas a bola embateu com estrondo no poste direito.
Pouco tempo depois, novo remate do italiano, mas Vaclík voltou a fazer uma grande defesa, impedindo que os encarnados dilatassem a vantagem. Era até então a sua quinta defesa na partida.
O Boavista continuou a ser encostado às cordas pelo Benfica, que seguiu com o pé no acelerador no resto da primeira parte.
Queda do Muro da Boavista
Cinco minutos após o recomeço do jogo, Miguel Reisinho viu ser-lhe exibido o cartão vermelho, após uma entrada negligente sobre Kökçü. Os axadrezados ficaram reduzidos a dez unidades.
Aos 62′, nova defesa monumental de Vaclík. Belotti tentou sucessivamente fazer o ‘bis’, mas o guarda-redes checo esteve inspirado.
Quatro minutos depois, foi a vez de Bruma ver o seu remate travado pelo guarda redes axadrezado. O extremo português recebeu um grande passe em desmarcação, aguentou a pressão da defesa, mas rematou com força para o ombro de Vaclík.
Aos 70, cumpriu-se o adágio que diz que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. O recém-entrado Pavlidis fez o segundo da partida e, finalmente, quebrou a muralha da pantera. No entanto, Tomás Vaclík não desanimou e dois minutos depois fez outra grande defesa que ia segurando as esperanças boavisteiras.
⚽ GOLO
Pavlidis 70′
I Liga (#23) | Benfica (2)-0 Boavista#LigaPortugalBetclic #EPOCA2425 #JORNADA23#SLBBFC #SLB #BFC
Todos os vídeos https://t.co/9b1MnMa0tn pic.twitter.com/qVWW3jv9UA— VSPORTS (@vsports_pt) February 22, 2025
Aos 76′, foi assinalada uma grande penalidade para a equipa da casa, após um puxão de Salvador Agra sobre Samuel Dahl. Tomás Vaclík ainda adivinhou o lado, mas Kökçü fez mesmo o terceiro golo na partida.
⚽ GOLO
Kökçü 77′
I Liga (#23) | Benfica (3)-0 Boavista#LigaPortugalBetclic #EPOCA2425 #JORNADA23#SLBBFC #SLB #BFC
Todos os vídeos https://t.co/9b1MnMa0tn pic.twitter.com/2hY4dB6Z7A— VSPORTS (@vsports_pt) February 22, 2025
Já em cima do minuto 90, surgiu a primeira oportunidade de perigo do Boavista. João Barros, à entrada da área, chutou em arco com o pé direito, para uma defesa segura de Samuel Soares.
Apesar de ter sofrido três golos, Tomás Vaclík fez uma das melhores exibições da carreira. O guarda-redes da Chéquia, que já não jogava há nove meses, fez onze defesas de 14 possíveis e foi o Homem do Jogo. Melhor estreia só mesmo se o resultado tivesse sido ao contrário. Apesar das mais recentes lesões de Bah, Di Maria, Florentino e Manu, o Benfica manteve a boa forma e não desiludiu. São já sete jogos sem perder para os encarnados, em simétrica contra-mão com os axadrezados, que somam sete derrotas consecutivas.
Lito Vidigal: “Vamos ficar na primeira divisão”
Na conferência de imprensa, Lito Vidigal não atira a toalha ao chão e diz que vê a sua “equipa a crescer, a ser equipa, solidária e a trabalhar”. Admite ainda que “com tempo, vão melhorar muito”.
Sobre as ambições dos axadrezados, o luso-angolano foi claro: “Vai ser difícil, mas vamos ficar na primeira divisão”. Sobre a estreia de Tomás Vaclík, disse apenas que foi “uma grande exibição”.
Bruno Lage: “Fiquei muito feliz pela exibição”
Na sala de imprensa, o treinador encarnado realçou a “fantástica exibição do guarda-redes do Boavista, que fez uma mão cheia de grandes defesas”.
Disse também que o segredo foi saber esperar: “O Boavista não nos deu muito espaço, mas tivemos a paciência certa para criar oportunidades. Fiquei muito feliz pela exibição”.
Quando questionado sobre as mexidas no onze e a gestão de jogadores, Lage diz que entende “o que é melhor para cada momento”. Sobre Samuel Soares, acrescentou que “foi escolhido para ganhar ritmo e preparar o jogo da Taça.”
O próximo jogo do Boavista será no domingo (02), contra o Santa Clara, no Estádio do Bessa. O Benfica defronta o SC Braga na quarta-feira (26), num jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal.
Editado por Filipa Silva