Emmanuel Macron vai estar de visita a Portugal e passa na sexta-feira pelo Porto para assinar acordos entre os dois países. O presidente da França vai receber de Rui Moreira as Chaves da Cidade.
Visita de Emmanuel Macron a Portugal vai passar pelo Porto. Christophe Licoppe / European Union, 2024 / EC - Audiovisual Service
Emmanuel Macron está de visita oficial a Portugal e vai passar pelo Porto, esta sexta-feira (28). O presidente francês vai ser recebido, às 11h30, nos Paços do Concelho do Porto, pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pelo presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira.
No decorrer da cerimónia, Macron vai receber as Chaves da Cidade, uma distinção atribuída pela autarquia a personalidades cujo prestígio e contributo tenham elevado o nome do Porto e de Portugal a nível internacional. A entrega do galardão vai ocorrer numa sessão solene no Salão Nobre do município.
Por causa da visita, o trânsito vai ser condicionado ao longo de sexta-feira, especialmente, nas imediações dos Paços do Concelho e do centro histórico, incluindo a Rua Mouzinho da Silveira, o Palácio da Bolsa e zonas adjacentes. Condicionamentos começam à meia-noite de sexta-feira e podem ser consultados em detalhe aqui.
Após a homenagem, na Sala D. Maria, vão ser assinados acordos bilaterais entre Portugal e França, de forma a reforçar a cooperação entre os dois países nas áreas política, económica e cultural. A receção nos Paços do Concelho vai culminar com uma conferência de imprensa conjunta entre Emmanuel Macron e Luís Montenegro, prevista para a Sala das Sessões.
Na parte da tarde, a partir das 15h15, o presidente francês vai marcar presença no encerramento do Seminário Económico Portugal-França, no Palácio da Bolsa, no Pátio das Nações. O evento é organizado pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e visa estreitar laços económicos entre as duas nações.
Visita começa hoje em Lisboa
Já esta quinta-feira, no primeiro dia da visita oficial, Emmanuel Macron vai estar em Lisboa. A cerimónia de boas-vindas começa às 11h30, na Praça do Império do Mosteiro dos Jerónimos, com honras militares. Depois vai encontrar-se com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
Está também previsto que o chefe de Estado francês preste homenagem ao poeta português Luís de Camões, com a colocação de uma coroa de flores no túmulo do autor d'”Os Lusíadas”. De seguida, Macron reúne-se com Luís Montenegro, na residência oficial do primeiro-ministro, no Palácio de São Bento.
Na Assembleia da República, embora não esteja previsto um discurso do Presidente francês, como se planeava inicialmente, haverá uma sessão solene, a partir das 15h10.
Como Lisboa sediou a segunda edição da Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, em 2022, e a terceira edição vai acontecer em Nice, entre os dias 9 e 13 de junho, vai ser realizada a transferência da organização entre Portugal e França, no Parque das Nações. O momento vai ser marcado pela adoção de uma declaração conjunta voltada para a cooperação nos oceanos e na zona atlântica.
Macron vai ainda dialogar com o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, ex-Comissário Europeu para a Investigação e Inovação. O encontro vai acontecer no Beato Innovation District, um dos maiores polos de inovação e empreendedorismo da Europa, e vai contar com a presença de atores franco-portugueses do setor tecnológico e da Inteligência Artificial.
É a primeira vez, em 26 anos, que um Presidente francês visita Portugal. Entre os acordos que vão ser assinados, destaca-se uma carta de cooperação na área do armamento, num contexto marcado pelo conflito na Ucrânia. Esta iniciativa faz parte do fortalecimento da base industrial europeia e visa formalizar uma intenção e um acordo previamente anunciado.
Editado por Filipa Silva