Águias defrontam um Barcelona em grande fase, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Espanhóis não perdem há 15 jogos. Luís Freitas Lobo antecipa a partida.
Equipa do Benfica prepara-se para defrontar o Barcelona, no Estádio da Luz. Foto: Benfica/Facebook
O Benfica defronta o Barcelona nesta quarta-feira (5) em jogo a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. As equipas voltam a encontrar-se no Estádio da Luz apenas 43 dias após o último confronto. Para as águias, um resultado positivo é fundamental para manter viva a esperança de avançar na competição. Já os espanhóis, apostam no bom momento da equipa para conseguir bons resultados na prova.
Benfica em boa fase
As águias vão a jogo com o resultado do último confronto ainda mal digerido. Em janeiro, o Barcelona venceu por 4-5 o jogo na primeira fase da Champions, a chamada fase da liga. Num jogo muito disputado, com polémica, uma expulsão, três penáltis e nove golos, Raphinha, antigo avançado do Sporting, marcou no último lance do jogo e decretou a vitória espanhola.
No jogo desta quarta-feira, a situação é ainda mais difícil para os encarnados, que não vão poder contar com a presença de Di Maria e Florentino, com problemas no tendão e na coxa, respetivamente, e que ainda não estão aptos para ir a jogo. Além deles, estão fora do jogo o médio Manu e o defesa Alexander Bah, ambos por lesão do ligamento cruzado, pelo que ainda vão estar fora por muito tempo.
Apesar disso, as águias esperam continuar o seu bom momento na época. A equipa está a fazer uma boa recuperação na Liga Portugal, após reduzir em seis pontos a diferença para o atual líder, Sporting, que está agora três pontos na frente, mas com um jogo a mais. Além disso, na última semana, a equipa de Bruno Lage qualificou-se para as meias-finais da Taça após superar o SC Braga por 1-0. A última derrota do Benfica foi em 25 de janeiro – 3-1 contra o Casa Pia, para o campeonato.
Barcelona, máquina de golos
O Barça está num excelente momento e é apontado como grande favorito. No último fim de semana, foi soberbo e atropelou a Real Sociedad por 4-0 sem permitir que o adversário finalizasse uma única vez. A última derrota do clube catalão foi contra o Atlético de Madrid, em 21 de dezembro, por 2-1. A partir de então, foram 13 vitórias em 15 partidas, sendo algumas delas 0-5 e 7-1 contra o Valência, 1-4 contra o Sevilla e 2-5 contra o Real Madrid.
Apesar de sofrer com uma crise financeira, que afetou a qualidade do futebol do clube nos últimos anos, cada vez mais, volta-se a ver o Barcelona dominador. Há que destacar o poderio ofensivo da equipa, que conta com Lewandowski e Raphinha – dupla que, junta, tem mais golos na atual edição da Liga dos Campeões do que toda a equipa do Benfica; e Lamine Yamal, grande talento que foi o jovem jogador do Europeu de 2024.
“Benfica tem de defender bem”
Em conversa com o JPN, o comentador Luís Freitas Lobo destaca que o Benfica terá de se preocupar com a defesa: “O Benfica tem de defender bem. Isso é o mais importante frente ao Barcelona e, então, tentar explorar os momentos em que tenha a bola. O Barcelona é uma grande equipa, mas é uma equipa que sobe muito a defesa e acho que o Benfica pode apanhar as costas”.
Questionado também sobre o último embate entre as duas equipas, Freitas Lobo afirmou esperar um comportamento totalmente diferente dos dois clubes: “Não há jogos iguais, nem há jogos parecidos. Sinceramente, posso me enganar, mas acho que vai ser um jogo muito diferente. Não acredito que as duas equipas vão correr os mesmos riscos, não vão ficar tão desequilibradas como no último jogo. Esse jogo era numa fase de liga, por pontos, é diferente. Aqui estamos a falar de um jogo a eliminar, por isso, acredito que seja um jogo mais fechado, mais cauteloso. Vai ser um bom jogo, sim, mas bastante diferente”.
Para este confronto dos oitavos de final, por se tratar de um adversário tão forte como o Barcelona, a equipa de Lisboa não foi bafejada pela sorte. Os catalães terminaram a primeira fase da competição em segundo lugar, apenas dois pontos atrás do Liverpool, e com o melhor ataque, com 28 golos em oito jogos. Superar uma equipa assim seria sinal de poder vencer a competição? “É sonhar muito alto, porque ainda estamos nos oitavos de final”, responde o comentador. “É muito difícil uma equipa portuguesa, seja ela qual for, chegar a uma vitória na Champions, tinha de haver ali uma conjugação de fatores. Um sorteio em que calhassem os grandes a jogarem entre si e de repente abrir-se ali uma janela de oportunidade com equipas mais acessíveis. Acho muito difícil. Mas claro que passando do Barcelona, pode sonhar sim”, rematou.
O jogo entre o Benfica e o Barcelona tem lotação esgotada no Estádio da Luz. Está marcado para as 20h00, vai ter o alemão Félix Zwayer a arbitrar e terá transmissão em direto na Sport TV 5.
Editado por Filipa Silva