Entre março e novembro, o Porto volta a receber o Porto Sounds Secret. Nesta edição, dedicada ao talento feminino, Marta Menezes, Rita Redshoes, Selma Uamusse e A Garota Não sobem ao palco em quatro espaços distintos. O primeiro concerto acontece já a 29 de março.

A pianista Marta Menezes protagoniza o primeiro concerto do ciclo, a 29 de março. Foto: Marta Menezes/Site oficial

Quatro concertos protagonizados por quatro mulheres em igual número de locais “improváveis” é a proposta do Porto Sounds Secret deste ano. O primeiro concerto é no dia 29 de março e é o único com lugar marcado: vai ser no Teatro Helena Sá e Costa, às 17h00, com a pianista Marta Menezes, no âmbito do Piano Day e do programa “Ecos de Pinho Vargas“.

A artista vai interpretar um conjunto de temas que oferecem novas perspetivas sobre o repertório do compositor António Pinho Vargas, figura central na identidade musical portuguesa.

O segundo concerto está marcado para Dia Mundial da Criança, 1 de junho, às 15h00, com a Rita Redshoes e o seu projeto “Chinfrim”. Este espetáculo, pensado para várias gerações, aborda temas do quotidiano das crianças, como brincadeiras, animais e descobertas. Além disto, o público será convidado a participar de forma ativa, seja com a contribuição de sons ou com interações espontâneas. A artista será acompanhada em palco, por dois performers.

No dia 21 de setembro, às 18h00, o palco será de Selma Uamusse, cantora moçambicana que vive em Portugal há mais de 30 anos. A artista vai apresentar um espetáculo ao vivo, dando voz a algumas das influências que a tornaram uma referência no cruzamento de diferentes estilos musicais.

Por último, esta edição termina com um concerto no dia 23 de novembro, marcado para as 18h00, com Cátia Mazari Oliveira, mais conhecida por “A Garota Não”. No Porto, a artista vai estrear o seu novo projeto, e é de esperar que as suas letras interventivas continuem a propor uma reflexão sobre os tempos em que vivemos. Neste concerto, a música cruza-se com uma forte componente de intervenção social e política.

Os espaços dos três últimos concertos permanecem em segredo e serão anunciados mais perto das datas. A entrada é sempre gratuita, mediante a lotação dos espaços.

Editado por Filipa Silva