No primeiro mês da operação de fiscalização do estacionamento indevido, a STCP registou cerca de 20 multas por dia. No total, 73 ruas foram fiscalizadas. Raquel Carvalho faz um balanço "positivo".

A fiscalização é de agentes da STCP que circulam em veículos identificados. Foto: STCP

No primeiro mês da operação de fiscalização de estacionamento indevido, Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) multou 409 veículos. O balanço geral do primeiro mês de operação é, assim, “positivo” e a operação está a permitir aos autocarros chegarem “mais rápido” aos destinos, de acordo com Raquel Carvalho da STCP.

A operadora tem oito agentes no terreno, mas, por dia, apenas circulam quatro. No total, 73 ruas foram fiscalizadas. Destas, foi nas ruas António Cândido e da Restauração onde mais veículos foram multados. A operadora de transporte público do Porto registou cerca de 21 multas por dia.

Segundo Raquel Carvalho, a responsável pela operação, a maior parte das multas foram aplicadas “em ruas com paragem de autocarro com sinalização de proibir, parar e/ou estacionar”. Já 19% das multas foram aplicadas em locais sinalizados exclusivamente para o transporte público” e cerca de 7% em ruas com carros estacionados indevidamente, obrigando o autocarro a circular em sentido contrário.

A responsável esclareceu que a maior incidência de multas ocorreu entre as 14h00 e as 17h00. 

Ao JPN, Raquel Carvalho afirma que os fiscais estão instruídos para realizarem uma ação de sensibilização antes de qualquer tipo de intervenção“. 

Refere ainda que estão a conseguir dar resposta aos pedidos solicitados pelo Centro de Gestão Integrada da Câmara do Porto e pelos próprios motoristas, melhorando a resposta no terreno em colaboração com a Polícia Municipal. “Ainda não está a 100%, mas está muito melhor”, sublinha. 

A operação, que teve início a 3 de fevereiro, é a primeira a ser levada a cabo por uma operadora de transporte público em Portugal. Os agentes estão credenciados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e circularam em veículos identificados da STCP.

Editado por Filipa Silva