Comboios de Portugal vai distribuir vales em estações e apeadeiros da Linha de Leixões, para promover a utilização da linha reativada no mês passado, depois de 14 anos encerrada para passageiros.

Perto do Hospital de São João existe um novo apeadeiro. Foto: Inês Saldanha/JPN

A CP (Comboios de Portugal) vai oferecer viagens gratuitas na Linha de Leixões, nos dias 22 e 23 de Março. A medida surge como forma de estimular a utilização da linha, que esteve encerrada durante 14 anos e reabriu o serviço de passageiros a 9 de fevereiro.

Em comunicado de imprensa, a CP informou que os vales vão estar disponíveis para serem levantados em diferentes estações e horários: na estação Porto-Campanhã, dia 17 de março, entre as 6h30 e as 12h30, e nos dias 21, 22 e 23, das 6h30 às 18h30. Também as estações e apeadeiros de Contumil, São Gemil, Hospital São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio, vão ter bilhetes disponíveis para entrega nos dias 22 e 23 de março, igualmente das 6h30 às 18h30.

Cada voucher equivale a um título de transporte, que permite uma viagem de ida e outra de volta, nos dias 22 e 23 de março, na Linha de Leixões, cujo trajeto liga Campanhã a Leça do Balio.

Recorde-se que o serviço de passageiros foi retomado através da formalização de um protocolo entre a CP, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Infraestruturas de Portugal (IP). Nos dias úteis, é expectável que passem, em ambos os sentidos, 30 comboios, dois por hora nas alturas de maior procura. Aos sábados, domingos e feriados, a circulação conta com 17 em cada sentido.

“Esta ligação permite comboios diretos entre Ovar e Leça do Balio, sem necessidade de mudança em Porto-Campanhã, bem como comboios entre Porto-Campanhã e Leça do Balio”, destacou a Comboios de Portugal no comunicado. É ainda lembrado que esta linha ferroviária conta com paragens em Contumil, São Gemil, Hospital de São João, São Mamede de Infesta, Arroteia e Leça do Balio.

O presidente do Conselho de Administração da CP, Pedro Moreira, segundo cita o comunicado, afirma que o sucesso da linha era certo, “desde que estivessem assegurados os dois novos apeadeiros, no Hospital de São João e em Arroteia, e fossem criadas as ligações intermodais“. O responsável acredita que as expectativas de procura para o primeiro ano vão ser superadas.

Segundo dados recolhidos pela CP, o número de passageiros na Linha de Leixões tem vindo a aumentar e a tendência prevista é de crescimento. Desde a reabertura do serviço, quase 51 mil pessoas já utilizaram o comboio no trajeto entre as estações de Ovar e Leça do Balio, com passagem por Campanhã. No total, foram registadas 50.844 validações, sendo o apeadeiro do Hospital São João o mais procurado (sem ter Campanhã em conta), onde foram contabilizadas sete mil validações.

Os dados revelam ainda que, no primeiro mês de funcionamento da linha, a procura diária atingiu cerca de 2.500 validações. A empresa realçou ainda que os títulos de transporte mais utilizados nesta linha são os intermodais.

Editado por Filipa Silva