A partir deste ano letivo, entram em vigor as novas regras para a conclusão do ensino secundário. Condições aplicam-se aos alunos que se encontrem a frequentar o 11º ou o 12º ano, tornando obrigatória a realização de três exames nacionais.
Inscrição nos exames nacionais está disponível até dia 19 de março, próxima quarta-feira, e deve ser feita remotamente, através da PIEPE. Foto: Marta Magalhães
No ano letivo 2024/2025, entram em vigor novas regras para a conclusão do ensino secundário, que exigem a realização de três exames nacionais obrigatórios com aproveitamento para obter o diploma do ensino secundário . Estas condições têm sido implementadas de forma gradual, mas a passam a aplicar-se aos alunos que estão a frequentar o 11º ou o 12º ano.
Exames do 11º ano
No final do 11º ano, os alunos podem realizar os exames das disciplinas bianuais (10º e 11º ano) que escolheram para integrar os três exames obrigatórios. Como alternativa, podem optar pelo exame de Filosofia, mas é necessário realizar, pelo menos, um exame nacional neste ano escolar.
Para isto têm de ser selecionadas duas disciplinas específicas do plano de estudos: sejam do curso de Línguas e Humanidades, Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas ou Artes Visuais. Os alunos têm de inscrever-se nos exames no decorrer do 2.º período, através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames – PIEPE, onde constam as informações detalhadas sobre os exames.
As disciplinas bienais escolhidas para o exame de 11º ano, contam para a conclusão do ensino secundário e não podem ser alteradas no 12º ano. A nota do exame vale 25% da classificação final da disciplina e influencia a média do aluno.
Exames do 12º ano
No último ano do secundário, todos os alunos dos cursos científico-humanísticos são obrigados a realizar o exame nacional de Português e o exame da disciplina trienal, caso tenham optado por incluir uma delas nos três exames obrigatórios ou tendo feito apenas um no final do 11º ano.
A inscrição em todos os exames é feita via PIEPE, sendo o exame comum a todos os alunos dos cursos e realizados em junho. Se o aluno escolheu uma disciplina trianual como parte dos três exames obrigatórios, deverá realizar o exame no 12.º ano. Entre as opções estão Matemática A (Ciências e Tecnologias ou Ciências Socioeconómicas), História A (Línguas e Humanidades) ou Desenho A (Artes Visuais).
Caso o aluno já tenha realizado dois exames no 11º ano, apenas precisa de fazer o exame de português no final do 12º ano, dispensando um exame trianual, salvo a necessidade de realizar exames extra para possibilitar o ingresso no ensino superior. Estas alterações tornam o processo de conclusão do ensino secundário mais exigente. O novo regime visa garantir que todos os alunos passam por uma avaliação externa obrigatória, preparando-os melhor para o ensino superior.
A primeira fase dos exames nacionais vai decorrer entre 17 e 30 de junho. As inscrições arrancaram dia 6 de março e prolongam-se até 19 de março (quarta-feira). A segunda fase, que possibilita uma melhoria nas classificações vai de 18 a 24 de julho.
Editado por Filipa Silva