À frente do SC Braga há 22 anos, António Salvador anunciou a recandidatura à presidência do clube. As eleições da equipa bracarense decorrem em maio.

António Salvador anuncia recandidatura à presidência do SC Braga em painel transmitido pela CMTV. Foto: Diana Tavares

António Salvador, atual presidente do SC Braga, anunciou que se vai recandidatar à presidência do clube. A informação foi avançada, esta quarta-feira (19), durante uma conversa sobre jornalismo e desporto, no âmbito das comemorações dos 46 anos do Correio da Manhã, no estúdio da CMTV, no Porto, que o JPN acompanhou. Os sócios da equipa bracarense vão a votos em maio, embora ainda não haja uma data definida.

“Ontem [esta terça-feira], tive uma reunião com o Conselho Geral do clube para comunicar, em primeira mão, que voltarei a ser candidato a presidente do Braga nos próximos quatro anos”, afirmou o dirigente. António Salvador argumentou que “2024 foi o melhor ano da história do Braga, em todos os aspetos”, tendo o clube chegado à marca de “90 títulos coletivos”.

Um dos motivos para a sua recandidatura à presidência é colocar o clube minhoto no primeiro lugar: “Creio que ainda há algo que falta fazer e isso é fazer do SC Braga campeão. Por isso é que me recandidato”.

O presidente do SC Braga afirmou que a sua recandidatura, que será decidida nas eleições de maio, tem como objetivo continuar o processo de crescimento do clube, com a ambição de tornar o SC Braga campeão nacional nos próximos quatro anos. 

Conquistas de António Salvador à frente do SC Braga

António Salvador assumiu a presidência do SC Braga, pela primeira vez, a 24 de fevereiro de 2003, tendo, por isso, celebrado já 22 anos à frente do clube minhoto. É o presidente mais titulado da história do clube contando, no futebol profissional, com uma Taça Intertoto, na época 2008/2009, duas Taças de Portugal, em 2015/2016 e 2020/2021, e três Taças da Liga, nas temporadas de 2012/2013, 2019/2020 e 2023/2024, nas duas décadas de liderança. 

Desde a temporada 2003/2004, o SC Braga tem mantido uma presença constante entre os primeiros lugares da Liga, com exceção de duas épocas – 2007/2008, quando ficou em sétimo e em 2013/2014, em que ficou em nono. O clube fez história ao terminar a temporada 2009/2010 em segundo lugar, quando disputou o título com o Benfica até às últimas jornadas. 

António Salvador, que tem liderado o clube sem grande oposição nas eleições, foi reeleito presidente em 2021, com 85,4% dos votos de 1.246 sócios, após se apresentar como único candidato. 

Em setembro do ano passado, foi condenado a um ano e três meses de prisão com pena suspensa no âmbito da Operação Éter, por falsificação de documento. O clube anunciou na altura a apresentação de um recurso em tribunal, face à condenação que considerou “injusta e sem fundamento”.

Editado por Filipa Silva