As restrições ao trânsito na VCI foram levantadas após a conclusão da montagem da nova passagem pedonal. A obra, a cargo da Mota-Engil, integra a revitalização da zona oriental do Porto, que representa um investimento superior a 40 milhões de euros.

Viaduto liga antigo Matadouro Industrial de Campanhã à estação de metro do Estádio do Dragão. Foto: site Câmara do Porto

As restrições ao trânsito na VCI foram levantadas após a conclusão da montagem da nova passagem pedonal sobre a via, anunciou a Infraestruturas de Portugal. A obra, que obrigou ao corte da circulação noturna, faz parte do projeto de requalificação do antigo Matadouro Industrial de Campanhã. A VCI esteve cortada nos dois sentidosentre os nós de Campanhã e do Estádio do Dragão, da meia-noite às seis horas da manhã, desde 27 de fevereiro, .

A Infraestruturas de Portugal (IP) declarou, em comunicado, que, uma vez que os trabalhos de construção da passagem pedonal superior na VCI estão concluídos, “e não sendo já necessário proceder ao corte do trânsito em período noturno entre os nós de S. Roque/Campanhã e do Mercado Abastecedor/Estádio, são levantadas integralmente as restrições à circulação rodoviária na VCI”.

A nova passagem é exclusivamente destinada a peões e liga a estação de metro do Estádio do Dragão ao antigo Matadouro Industrial de Campanhã, atualmente em processo de requalificação e que vai ter uma importante vertente cultural, além de incluir áreas comerciais e escritórios.

A obra está a cargo da construtora Mota-Engil e o espaço requalificado, uma estratégia da Câmara do Porto para revitalizar a zona oriental da cidade, vai chamar-se M-ODU (Matadouro Outro Destino Urbano). A empreitada teve início em maio de 2021, com a entrada das máquinas escavadoras no complexo, e implica um investimento superior a 40 milhões de euros, assegurados pela concessionária.

Editado por Filipa Silva