Portugal garante presença nas meias-finais da Liga das Nações, depois de uma vitória "sofrida" contra a Dinamarca por 5-2, este domingo (23). Trincão saltou do banco para se assumir como o homem do jogo.
Portugal venceu a Dinamarca por 5-2. Francisco Trincão foi o homem do jogo. Foto: Seleções de Portugal\Facebook
Portugal acabou por fazer valer a sua condição de “favorito” e venceu a Dinamarca por 5-2, este domingo (23), na segunda mão da Liga das Nações.
Depois de sair em desvantagem do jogo da primeira mão, em Copenhaga, a seleção portuguesa teve de correr atrás da vitória, em casa, vitória que só foi alcançada após prolongamento. O resultado agregado de 5-3 confirmou a presença da equipa das quinas na final four da Liga das Nações, uma competição que a seleção nacional venceu na primeira edição, em 2019.
Em Alvalade, Portugal entrou forte e, logo aos 5 minutos, Cristiano Ronaldo teve a oportunidade de colocar a equipa na frente do marcador, mas desperdiçou uma grande penalidade, o segundo penálti falhado em menos de um ano pelo capitão.
Aos 38 minutos, os dinamarqueses deram um empurrão à equipa portuguesa ao abrirem o marcador com um autogolo de Andersen, colocando os lusos em vantagem.
Ao intervalo, a seleção nacional estava à frente do marcador perante a equipa visitante (1-0), mas a eliminatória continuava empatada.
Uma “troca” frenética de golos na segunda parte criou tensão entre ambas as seleções.
A vantagem de Portugal foi anulada logo aos 54 minutos, pelo dinamarquês Kristensen que, sozinho ao segundo poste e na sequência de um canto, empatou a partida. Não satisfeito, Cristiano Ronaldo compensou os portugueses aos 70’, na recarga depois de um remate forte de Bruno Fernandes. 2-1 era o resultado a 20 minutos do fim.
Contudo, após uma falha grave de Ruben Dias, Christian Eriksen voltou a empatar o jogo aos 74’. Dez minutos depois, Trincão saiu do banco para trazer esperança à seleção nacional ao marcar um golo aos 84 minutos. Um momento feliz para o camisola 20 que estreou-se a marcar pela seleção.
O golo do sportinguista levou o jogo a prolongamento e, sem dar descanso, bisou aos 91 minutos e colocou Portugal na frente da eliminatória.
Aos 98′, Conrad Harder, atual jogador do Sporting CP, estreou-se a jogar pela seleção da Dinamarca e juntou-se ao colega de clube Morten Hjulmand. Uma dupla que a jogar “em casa” criou algumas situações de perigo nos momentos finais da partida.
Já em cima do final do prolongamento, Gonçalo Ramos, que entrou para o lugar de Cristiano Ronaldo, conseguiu o 5-2 e assegurou a vitória dos portugueses aos 115 minutos, com assistência de Diogo Jota.
Neste cenário, Portugal segue para a final-four da Liga das Nações, este ano organizada pela Alemanha. E é diante da seleção anfitriã, que eliminou a Itália nos quartos de final, que Portugal vai tentar o acesso à final. As equipas têm encontro agendado para 4 de junho, em Munique.
A outra meia-final vai opor a campeã da Europa, Espanha, à França, em Estugarda. A final da Liga das Nações vai ser disputada na Allianz Arena, em Munique, a 8 de junho.
Editado por Filipa Silva