O ex-Presidente do Brasil é acusado de ter organizado um golpe de Estado para se manter no poder durante e depois das eleições presidenciais de 2022 que ditaram o regresso de Lula da Silva à presidência do Brasil.
Jair Bolsonaro lidera sondagens. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Jair Bolsonaro e mais sete pessoas vão a julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. A decisão foi tomada pela maioria dos juízes da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal do Brasil. Os cinco juízes que integram o coletivo votaram, por unanimidade, pela aceitação integral da acusação formulada pela Procuradoria-Geral da República contra o ex-Presidente e outros sete arguidos.
Além da acusação por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro e os restantes arguidos vão também ser julgados por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de património.
A acusação deste caso partiu de Rodrigo Janot, o Procurador-Geral da República do Brasil, e tem por base a premissa de que Bolsonaro seria o líder de uma organização criminosa que alegadamente o pretendia manter no poder após este ter perdido as eleições de 2022 para Luís Inácio Lula da Silva.
Editado por Filipa Silva