"SIC Explica.me" é o novo site de "explicadores" que pretende aproximar as crianças e jovens da informação de forma interativa e simples. A iniciativa começa a funcionar esta terça-feira (1) e é uma parceria com a Escola Missão Continente e conta com o apoio da Escola Virtual.

Principal objetivo da nova plataforma é promover a literacia mediática entre os mais jovens. Foto: site SIC Explica.me

A SIC lançou esta terça-feira (1), o “SIC Explica.me”, um projeto digital, cujo objetivo é fortalecer a literacia mediática entre os mais jovens. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Escola Missão Continente e conta com o apoio especializado da Escola Virtual.

O “SIC Explica.me” disponibiliza uma grande variedade de conteúdos, em diversos formatos – vídeos, textos e quizzes interativos. O site divide-se em categorias que exploram diversos temas da atualidade partindo das questões: “Como?”, “Porquê?”, “O que é?”, “Quem é?” e “Sabias que?”.

“Como te pode ajudar a Inteligência Artificial?”, “O que é um cessar-fogo?” ou “O que quer dizer que o Governo caiu?” são exemplos de perguntas que os utilizadores podem encontrar dentro de cada um dos separadores.

Os conteúdos são direcionados para três faixas etárias – dos 6 aos 10 anos, dos 10 aos 13 anos e dos 13 aos 15 anos -, estando organizados de acordo com esse segmentos. O projeto apresenta também um “pivô digital”, um avatar criado com recurso à inteligência artificial, chamado “Lumi” que adequa os conteúdos das resposta à idade dos utilizadores.

As crianças e jovens, os pais e os professores podem participar na iniciativa enviando e-mail com propostas de temas e perguntas às quais gostariam de obter resposta. Para isso, basta clicar em “envia sugestões de temas”, numa secção da página inicial.

Os explicadores em vídeo vão também ser publicados nas redes sociais da SIC Notícias – Instagram, TikTok e Telegram.

O “SIC Explica.me” conta ainda com a colaboração de consultores e especialistas de diferentes áreas, no sentido de garantir a credibilidade da informação. Entre os nomes já confirmados para esta equipa estão Henrique Monteiro (política), Margarida Graça Santos (saúde) e Pedro Anderson (literacia financeira).

Editado por Filipa Silva