Já é conhecido o calendário dos debates televisivos para estas legislativas. No total, são 28 e vão ser transmitidos nos três canais generalistas da televisão portuguesa – RTP, SIC e TVI e pelos três canais de informação no cabo – RTP3, SIC Notícias e CNN Portugal. O primeiro agendado para segunda-feira (7).
Debates eleitorais arrancam já esta segunda-feira (7) Nádia Neto/JPN
Vinte e oito debates vão colocar, frente a frente, os líderes dos partidos com assento parlamentar, candidatos às legislativas de 18 de maio. A primeira ronda arranca já na próxima segunda-feira (7). O “duelo” entre Luís Montenegro (AD) e Pedro Nuno Santos (PS) encerra o ciclo de debates e está marcado para 28 de abril.
Os 28 debates vão ter 25 minutos de duração com mais cinco minutos de tolerância, exceto o frente a frente do PS com a AD, cuja duração será de 75 minutos e terá transmissão em simultâneo nos três canais generalistas, a partir das 21h00.
O primeiro debate (ver calendário) é na TVI entre a AD e a CDU, às 21h00. No mesmo dia, Chega e PAN esgrimem argumentos na RTP3, a partir das 22h00. No “duelo” da Aliança Democrática contra o Livre, PAN e BE espera-se que seja o presidente do CDS, Nuno Melo, a estar presente. A coligação justificou a opção com a necessidade de o CDS também estar representado nos debates, mas o facto gerou críticas dos partidos.
Tanto no fim de semana da Páscoa (18, 19 e 20 de abril), como no 25 de Abril e dias posteriores (26 e 27) não estão agendados debates. A calendarização também teve em conta os dias em que há jogos da Taça de Portugal (9, 22 e 23 de abril). Nestes dias, haverá apenas um debate, às 18h00.
Os debates nas três televisões foram sorteados, repetindo o modelo de organização das legislativas de 2024. Treze deles vão ser em sinal aberto. Já os outros 14 debates vão acontecer de forma alternada na RTP3, SIC Notícias e na CNN Portugal.
A RTP volta a apostar num debate entre todos os partidos com assento na Assembleia de República (PSD/CDS, PS, CH, IL, BE, PCP/CDU, L e PAN) a 6 de maio, sem hora definida até ao momento. Para 8 de maio, está marcado o debate de candidatos de partidos sem assento parlamentar. Em 2024, estiveram dez partidos presentes, nomeadamente, RIR, PCTP/MRPP, Juntos pelo Povo (JPP), ADN, Alternativa 21, Volt, Ergue-te, Nós Cidadãos!, PTP e Nova Direita.
Editado por Filipa Silva