Depois da pesada derrota contra o Benfica, o FC Porto reagiu e conquistou os três pontos graças a uma vitória por 0-1 sobre o Casa Pia. Golo solitário de Rodrigo Mora valeu a vitória aos dragões.

O “rodopio” de Mora esteve na origem do golo que deu os três pontos ao FC Porto. Foto: FC Porto/Facebook

O FC Porto visitou o Casa Pia, neste sábado (12), e conquistou os três pontos, vencendo por 0-1. O autor do único golo da partida foi Rodrigo Mora, que acabaria por ser considerado o homem do jogo. O bonito golo do jovem jogador portista foi apontado logo aos cinco minutos e fechou o marcador para o resto da partida.

Para os dragões, a vitória colocou-os provisoriamente no terceiro lugar com 59 pontos, mas o SC Braga, com quem o FC Porto disputa o terceiro lugar, respondeu bem à pressão e venceu também no domingo, diante do AVS, pelo que os dragões fecham a 29.ª jornada na quarta posição, a um ponto de distância dos bracarenses.

Os gansos, com esta derrota, permanecem na oitava posição do campeonato com 40 pontos, de notar que a equipa comandada por João Pereira está apenas a um ponto de obter o seu melhor registo pontual na competição. 

Antes do início da partida, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a Aurélio Pereira, mestre da formação sportinguista.

João Pereira, para este encontro, promoveu duas alterações face ao jogo com o Farense, com as saídas de Kraev e Tchamba e as entradas de Mohamed e Kluviert. Já o FC Porto, orientado por Anselmi, apresentou também duas alterações face ao onze da derrota contra o Benfica: saídas de Samu e Neuhen por causa da acumulação de amarelos, Gul e Zé Pedro foram os escolhidos para os substituir.

Duelo de alternâncias

Na primeira parte e nos primeiros quinze minutos da segunda, viu-se um FC Porto pressionante, agressivo em ambos os lados do campo. Por outro lado, observou-se um Casa Pia com dificuldade no processo de construção e com dificuldade em criar ameaças à baliza portista.

Mas foi o Casa Pia, ao minuto 3, quem criou a primeira ocasião de perigo. Miguel Sousa ficou cara a cara com Diogo Costa, mas o guarda-redes levou a melhor no confronto. O lance foi contudo anulado por fora do jogo.

O FC Porto respondeu de imediato e, na sua primeira chegada à baliza, fez o golo. Combinação de Francisco Moura com Rodrigo Mora, com o jovem prodígio dos dragões, já dentro da área, a fazer uma “roleta” sobre José Fonte. Seguiu-se um remate colocado fez o primeiro e único golo da partida.

Ao minuto 7, novo ataque portista, desta vez com Pepê a criar perigo. O extremo brasileiro rematou forte, mas a bola foi à malha lateral da baliza.

A supremacia portista estava confirmada, ao minuto 10, João Mário rematou forte, mas a bola saiu à figura de Sequeira.

O Casa Pia, ao minuto 33, conseguiu aproximar-se da baliza portista, com um remate perigoso. Roberto, de fora da área, tentou surpreender, mas a bola passou ao lado.

João Mário estava com sede de golo e aos 39 minutos houve nova tentativa do lateral portista: a partir do corredor direito simulou um cruzamento e, de seguida, rematou com perigo à baliza dos gansos.

Já na segunda parte, pouco se tinha jogado quando foi marcado um livre perigoso para Alan Varela ao minuto 55, mas o remate saiu à figura. Continuava o Porto por cima jogo.

Ao minuto 62, tudo se inverteu, assistiu-se a um recuo do FC Porto e a um aumento da pressão da equipa da casa. Um remate de Larrazabal deixou os portistas alerta para o que viria a acontecer a partir daqui e até ao final do jogo.

Apesar de nenhuma ocasião de perigo criada, os gansos causaram problemas aos dragões, não permitindo saídas a jogar com facilidade. Uma segunda parte diferente: se o Porto foi pressionante na primeira, o Casa Pia foi mais arrojado na segunda.

A “certeza” de Anselmi face a Mora

Após a vitória Martin Anselmi afirmou na flash-interview, à Sporttv, que gostou da atitude e entrega dos seus jogadores desde o primeiro minuto: “Penso que fomos uma equipa com muita atitude, que desde o primeiro minuto mostrou intenção e desejo de ganhar.”

Na segunda parte, a equipa terá acusado algum desgaste face à intensidade da primeira metade, na opinião de Anselmi. O técnico foi ainda questionado sobre a continuidade de Rodrigo Mora na próxima época e Anselmi foi assertivo na resposta: “O Rodrigo Mora vai estar connosco na próxima época. Tenho essa certeza”.

Pelo lado do Casa Pia, não foi João Pereira que compareceu na flash, visto que o treinador ainda não tem o grau necessário. Foi Alexandre Santana quem compareceu na flash, e afirmou que o maior mérito do Casa Pia foi fazer o Porto sofrer até ao final do jogo: “Duas partes muito distintas nesse sentido, uma segunda parte onde tivemos muito controlo do jogo, em que conseguimos encostar o Porto no último terço, sem grandes possibilidades de chegarem à nossa baliza.”

Com esta vitória, a formação portista volta a vencer na Primeira Liga. O próximo encontro dos portistas está marcado para sexta-feira, 18, contra o Famalicão, no Estádio do Dragão

A formação do Casa Pia vai enfrentar num jogo a contar para a Primeira Liga o AFS, marcado para dia 19, no Estádio da Vila das Aves.

Editado por Filipa Silva