Depois de vários adiamentos, Metrobus da Avenida da Boavista tem agora nova data prevista para o início da circulação. Operação só avança quando estiverem disponíveis os novos autocarros a hidrogénio, encomendados à CaetanoBus.
A circulação na primeira linha do Metrobus do Porto deve arrancar no final de junho. Foto: Raquel Sousa/JPN
Depois de várias datas apontadas para o arranque do Metrobus na Avenida da Boavista, a Metro do Porto avançou com uma nova previsão para o final de junho deste ano. De acordo com o jornal Público, o início da operacionalização depende da chegada dos veículos a hidrogénio, fornecidos pela CaetanoBus, prevista acontecer até ao final de maio.
A Metro do Porto está a concluir os procedimentos administrativos para assinar o contrato de concessão e construção com a ABB. Fica a faltar o visto do Tribunal de Contas. A adjudicação da obra deve acontecer no segundo semestre deste ano.
A circulação do Metrobus está projetada em duas fases: a primeira diz respeito à ligação entre a Casa da Música e a Praça do Império e é a que deverá entrar em funcionamento até ao final de maio; a segunda prevê uma ligação entre a Avenida Marechal Gomes da Costa e a Rotunda da Anémona, em Matosinhos.
O concurso da segunda fase foi travado pela justiça no verão de 2024. Entretanto, segundo a agência Lusa, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, confirmou que o processo está finalmente desbloqueado. O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto anulou a adjudicação à empresa DST e determinou a adjudicação à empresa classificada em segundo lugar, a ABB, que tinha avançado com a ação judicial, como noticiou o Público.
Os veículos do Metrobus têm uma configuração invulgar, uma vez que as portas de entrada e saída estão do lado esquerdo, permitindo o acesso às plataformas centrais – paragens – do canal exclusivo. Esta característica técnica serve para garantir a segurança e a eficácia da operação.
O arranque da circulação estava inicialmente previsto para o início de maio, mas os atrasos na entrega dos veículos obrigaram a um novo adiamento.
As obras da primeira fase do Metrobus da Boavista terminaram há cinco meses e o projeto custou mais de 100 milhões de euros.
Editado por Filipa Silva