A UPTEC lançou o STEP-UP, um novo programa de estágios remunerados para estudantes de mestrado e doutoramento nas áreas das tecnologias, ciências e indústrias criativas. Com duração de seis a doze meses e um dia por semana, o programa oferece experiência prática no ecossistema empreendedor, mentoria especializada e contacto direto com startups.

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto abriu as candidaturas para o STEP-UP – Startup Training & Experience Programme, um novo programa de estágios destinado a estudantes de mestrado e doutoramento nas áreas das tecnologias, ciências e indústrias culturais e criativas.

O STEP-UP oferece uma experiência prática, integrada na equipa de Business Development da UPTEC. Os estágios têm uma duração entre seis e doze meses, com um regime de um dia por semana e uma remuneração de 9 euros por hora.

O objetivo do programa é proporcionar aos estudantes uma experiência real no ecossistema empreendedor da Universidade do Porto, de forma a promover o contacto direto com startups emergentes, permitindo que os participantes contribuam ativamente para a sua integração, crescimento e ligação à rede de inovação da região.

Ao longo do estágio, os estudantes vão ter a oportunidade de participar em diversas atividades, desde o acompanhamento de projetos empreendedores, apoio na preparação de candidaturas a incentivos e processos de reconhecimento oficial, até à análise de dados, estudo de tendências e organização de eventos e sessões de networking.

Esta experiência prática vai ser complementada com o acesso a mentoria especializada, para reforçar a componente formativa do programa e promover o desenvolvimento de competências essenciais no mundo da inovação e do empreendedorismo.

A candidatura ao programa está aberta a todos os estudantes que se encontrem matriculados num mestrado ou doutoramento na Universidade do Porto e que revelem motivação, proatividade e interesse pelo universo das startups.

Os candidatos devem submeter uma carta de motivação, com o máximo de uma página, e um currículo resumido para o e-mail direçã[email protected]. Os estágios arrancam já em maio de 2025 e as candidaturas da primeira fase estão abertas até ao dia 30 de abril.

Editado por Filipa Silva