Até aqui, só era possível entrar gratuitamente em Serralves durante a manhã do primeiro domingo do mês. A partir deste domingo, 4 de maio, a gratuitidade passa a estender-se a todo o dia: das 10h00 às 20h00.

Desde 2016 que a gratuitidade de acesso a Serralves estava reservada à manhã do primeiro domingo do mês. Antes disso, era possível entrar em Serralves sem custos todos os domingos de manhã. Foto: Miguel Marques Ribeiro/JPN

A Fundação de Serralves alargou o período de entrada gratuita nos seus espaços e exposições: se até aqui só se entrava de graça nas manhãs do primeiro domingo de cada mês, agora é possível entrar gratuitamente ao longo de todo o dia de domingo, das 10h00 às 20h00, de acordo com o horário da instituição.

A medida, anunciada pela Fundação no sábado, entrou em vigor ontem, 4 de maio, e destina-se a todos os residentes em Portugal. Para o efeito, é necessário apresentar à entrada o Cartão de Cidadão oo o Cartão de Residente

O acesso sem custos inclui as exposições patentes no Museu de Serralves, na Ala Álvaro Siza, na Casa de Serralves, na Casa do Cinema Manoel de Oliveira e no Parque de Serralves.

Além dos primeiros domingos do mês, são também oportunidades de acesso gratuito em Serralves os três grandes eventos organizados, todos os anos, para o público em geral: o Serralves em Festa, o BioBlitzFesta do Outono.

O Serralves em Festa, este ano, acontece no fim de semana de 30 de maio a 1 de junho. A programação vai ser conhecida esta semana.

CDU fala em “conquista” e “afronta”

A CDU, que tem promovido ações à porta da Fundação de Serralves a reclamar pelo alargamento do acesso gratuito a todos os domingos e feriados, e que recolheu cerca de 2 mil assinaturas nesse sentido, considerou que a medida anunciada “não é um favor e não deixa de ser uma afronta”. A força política argumenta que a “oferta” não está à altura da fatia de financiamento que esta instituição privada de utilidade pública recebe do Estado. Numa nota enviada às redações, a CDU promete continuar a lutar pela “gestão pública da instituição”.