O número de inscritos para votar antecipadamente em mobilidade foi o mais elevado de sempre, ao nível nacional. No Porto e em Vila Nova de Gaia, a afluência às urnas ultrapassou os 90%.
Voto antecipado no Porto decorreu no antigo Pavilhão Rosa Mota. Foto: Guilherme Costa Oliveira/CM Porto
No Porto, dos 13.126 mil inscritos no voto antecipado, 11.900 exerceram o seu direito de voto. A uma semana das eleições legislativas, a votação antecipada decorreu no Superbock Arena e com uma afluência a rondar os 90%. Os dados, fornecidos pela Câmara Municipal do Porto ao JPN, revelam o número mais elevado de sempre para o voto em mobilidade na cidade.
Em Vila Nova de Gaia, as votações foram distribuídas por três locais: o Pavilhão Municipal Carlos Resende, o Pavilhão Municipal de Gulpilhares e a Escola Secundária Almeida Garrett. Neste município, estavam inscritas 9.156 pessoas e a afluência foi superior à do concelho vizinho. Este domingo, em VN Gaia, votaram 8.695 portugueses – a larga maioria na Secundária Almeida Garrett – o que representa uma percentagem próxima dos 95%.
Sabe-se que em Lisboa, até às 18h00 de domingo, tinham votado 79% dos inscritos (no total, inscreveram-se 39.259 eleitores), segundo informação adiantada pelo presidente da câmara de Lisboa, Carlos Moedas, aos jornalistas. Contactado pelo JPN, o Ministério da Administração Interna revelou ainda não ter dados suficientes para fazer um balanço ao nível nacional.
O voto em mobilidade realizou-se este domingo, dia 11, em todos os municípios do continente e das regiões autónomas. Para estas eleições, inscreveram-se 333.347 pessoas no voto antecipado, um número muito superior aos 208.007 inscritos em março de 2024, data em que se realizaram as últimas eleições legislativas do país.
Os eleitores inscritos para voto antecipado que não tenham conseguido exercer o direito de voto podem votar, no próximo domingo, dia 18, na assembleia ou secção onde se encontram recenseados.
Editado por Filipa Silva