As candidaturas à primeira fase de acesso começam a 21 de julho, e os resultados das colocações sabem-se a 24 de agosto.
Já são conhecidas as datas de acesso ao ensino superior. Foto: Wry2010Attribution-ShareAlike 2.0 Generic (CC BY-SA 2.0)
As candidaturas à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior decorrem, este ano, entre os dias 21 de julho e 4 de agosto, e as matrículas iniciam-se a partir do dia 25 de agosto. As datas do concurso foram divulgadas esta segunda-feira (12) em Diário da República.
A divulgação dos resultados das candidaturas da primeira fase está prevista para dia 24 de agosto, e as matrículas e inscrições podem ser efetuadas entre os dias 25 e 28 de agosto.
A segunda fase de candidaturas acontece entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro, e os resultados serão divulgados a 14 de setembro.
A terceira fase acontece, ainda, entre 23 e 25 de setembro deste ano, com as colocações conhecidas a 1 de outubro.
A apresentação de reclamações aos resultados têm também data estipulada. Na primeira fase de acesso, será entre os dias 25 e 29 de agosto que podem ser apresentadas as reclamações. Já na segunda e terceira fases, este prazo está marcado entre os dias 15 e 19 de setembro para a segunda fase, e entre os dias 1 e 3 de outubro, no caso da terceira fase de acesso.
Desde 2023 que as candidaturas ao ensino superior são feitas mais cedo, por forma a darem aos candidatos e famílias mais tempo para prepararem o novo ano letivo. Sobre o presente ano letivo, recorde-se que entraram em vigor novas regras para a conclusão do secundário, tendo também sido já divulgado o mapa de vagas com a oferta a expandir-se.
Editado por Filipa Silva