Líder do Chega foi hospitalizado na noite desta terça-feira (13), depois de se ter sentido mal enquanto discursava em Tavira, no Algarve. Terá sofrido um "espasmo esofágico" e saiu do Hospital de Faro na manhã desta quarta-feira.

André Ventura discursava num jantar-comício do Chega em Tavira quando sentiu uma indisposição e uma dor forte no peito, pelas 21h10 desta terça-feira (13). O líder do partido foi retirado do palco e levado para o exterior do Parque de Feiras e Exposições de Tavira.

Os Bombeiros Municipais de Tavira prestaram a primeira assistência até chegarem ao local uma ambulância do INEM e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER). O presidente do Chega deu entrada no Hospital de Faro pelas 22h40, onde realizou exames médicos.

O jantar prosseguiu com normalidade e uma hora depois do incidente, o líder parlamentar do partido, Pedro Pinto, fez um ponto da situação: “O nosso líder teve um problema e está a ser avaliado. Está consciente, está bem e disse-me uma coisa que me parece ser muito importante: vamos ganhar as eleições de domingo. A conselho dos médicos, foi fazer umas avaliações ao hospital“.

Os líderes do PSD, PS, CDS-PP e IL reagiram ao sucedido, tendo desejado “rápida recuperação”, “restabelecimento” e esperando que não fosse “nada de grave”.

O Presidente do Conselho de Administração da ULS do Algarve falou aos jornalistas esta manhã, dando nota de que André Ventura estava recuperado, sem sintomas, e que se tinha tratado de “um susto”. Tiago Botelho acrescentou que Ventura “apresentava sintomas de alteração de tensão arterial” na noite anterior e que as equipas médicas aplicaram “o protocolo que se impõe para essa sintomatologia”. O líder do Chega teve um “espasmo esofágico”, associado ao pico de tensão.

Antes de ter alta, André Ventura fez uma publicação sobre o sucedido, na rede social X, deixando um agradecimento e tranquilizando os apoiantes.

A alta veio a confirmar-se esta manhã, pouco depois da partilha do presidente do Chega, que saiu do hospital já passava das 9h30.

A agenda do partido foi cancelada para esta manhã, mas deve continuar durante a tarde. Está agendada para as 17h00 uma arruada em Vila Nova de Milfontes, na qual André Ventura não vai marcar presença.

Em comunicado aos jornalistas, o Chega escreveu que “o presidente não se encontra ainda em condições de voltar a uma atividade física imediata, estando ainda em processo de recuperação e repouso por indicação médica”. Pode também ler-se que “o partido, a liderança parlamentar e os vários candidatos [prosseguem] com a campanha pelo país inteiro”.

Editado por Filipa Silva