O Dia Internacional dos Museus assinala-se a 18 de maio e na cidade do Porto há mais de três de dezenas de instituições que celebram a data com iniciativas especiais. O JPN reuniu algumas atividades gratuitas que podem ser feitas na Invicta este domingo.
Museu Nacional Soares dos Reis é um dos núcleos com mais programação para celebrar a data. Foto: Inês Pinto Pereira/JPN
O Dia Internacional dos Museus (DIM) assinala-se este domingo, 18 de maio. Por todo o país, vão decorrer vários eventos para celebrar estes espaços. Na cidade do Porto são 31 os núcleos museológicos a aderir à iniciativa, com entrada gratuita, horários alargados, visitas guiadas, oficinas, entre outras atividades.
A maioria dos espaços exigem inscrição prévia para que seja possível participar nas atividades, mas é possível participar, por exemplo, num encontro de veículos clássicos (Clássicos com Companhia), entre as 10h00 e as 13h00, e fazer uma visita livre à exposição “1833 – Rumo aos 200 anos”, entre as 10h00 e as 20h00, ambos no Museu Nacional Soares dos Reis.
A exposição “Aqui ao lado” patente na Casa-Museu Engenheiro António de Almeida e os jardins da fundação são outro caso que não exige inscrição antecipadamente. A estas iniciativas juntam-se, por exemplo, a visita livre à Experience Trindade, das 10h00 às 20h00, e a exposição permanente da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva (MHNC-UP), no mesmo horário (mas que encerra entre as 13h00 e as 14h00).
O Museu de Arte Contemporânea de Serralves é um dos 31 parceiros do DIM no Porto. Entre as 10h00 e as 19h00, as famílias podem participar numa Oficina Artística. Das 17h00 às 19h00 vai ser feita uma Leitura Furiosa, para o público em geral, limitada à capacidade do espaço, e, das 20h00 às 21h30, acontece uma Visita às Esculturas do Parque, limitada a 30 pessoas, mas cuja inscrição tem de ser feita este domingo na receção do museu.
O Museu dos Transportes e Comunicações – Alfândega do Porto, entre as 10h00 e as 20h00 proporciona uma visita livre à exposição “O motor da República: os carros dos Presidentes”.
O Museu Militar do Porto permite visitas livres às suas coleções, entre as 10h00 e as 12h30, e as 14h00 e as 20h00 (últimas entradas às 12h00 e às 19h30). No mesmo horário, é possível ter uma experiência com óculos de realidade virtual. Está ainda planeado o percurso “Cerco ao Cerco do Porto”, para o qual é preciso fazer inscrição na receção do museu, no momento em que for pretendido iniciar a atividade.
De notar ainda que vão fazer visitas orientadas às Reservas do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, entre as 10h00 e as 17h00, e que no Museu do Porto – Museu Romântico, das 18h00 às 19h00, vai acontecer o concerto “Fados no Salão”, ao cargo do projeto ‘Transvariações’, que vai recriar e reinterpretar uma soirée de fado no final do século XIX, onde o bandolim, a guitarra portuguesa e a voz se fundem com um piano de época.
A programação completa do Dia Internacional dos Museus no Porto pode ser consultada aqui.
Destaque para o Museu das Convergências
Na manhã deste domingo, o Museu das Convergências, que vai nascer no antigo Matadouro de Campanhã (M-ODU), é apresentado publicamente.
O futuro museu encontra-se ainda em obras e abre portas simbolicamente para a realização de uma visita orientada, limitada a 100 pessoas, a partir das 12h00, na qual vão ser revelados os espaços e o projeto museológico do equipamento cultural, situado na zona oriental da cidade.
Antes, a partir das 10h50, vai decorrer o colóquio “Museus em Transformação: Jovens, Tecnologias Digitais e Comunidades em Mudança”, que se divide em três momentos protagonizados por Carolina Silva e Helena Barranha, com moderação de Rui Oliveira Lopes. A entrada é livre, mas limitada à capacidade das salas.
De lembrar que, no seguimento do contrato de comodato da Coleção Távora Sequeira Pinto com o Município do Porto, o Museu das Convergências vai ser um espaço de arte direcionado para o estudo, divulgação e disponibilização de bens artísticos e culturais produzidos no contexto das transferências entre diversos povos e áreas geográficas e dos seus encontros artísticos e culturais.
O projeto é da autoria do arquiteto japonês Kengo Kuma em parceria com o escritório português OODA. O Museu das Convergências tem abertura apontada para 2026.
‘Museuspaper’: um pedipaper de museu em museu
Uma das iniciativas propostas é o ‘Museuspaper’, um pedipaper que liga alguns museus da cidade com enigmas e perguntas. O desafio tem três possibilidades de percurso: a Pequena Rota (com três museus), a Grande Rota (com seis) e a Mega Rota (com nove).
Os participantes podem levantar um passaporte em qualquer museu aderente ao DIM, que vai sendo carimbado a cada etapa completa. Como forma de incentivo, a conclusão de cada rota dá direito a um prémio, à responsabilidade de cada instituição.
Lista dos 31 espaços com programação especial este domingo, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus:
- Casa São Roque – Centro de Arte
- Centro Português de Fotografia
- Experience Trindade – Porto
- Fundação Eng. António de Almeida
- Casa-Museu Eng. António de Almeida
- Galeria da Biodiversidade
- Centro Ciência Viva (MHNC-UP)
- Igreja da Lapa – Irmandade da Lapa
- Igreja de Santa Clara Porto
- MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto
- Museu da Farmácia
- Museu da Irmandade das Almas de São José das Taipas
- Museu das Convergências
- Museu de Arte Contemporânea de Serralves
- Museu do Carro Eléctrico
- Museu do Centro Hospitalar do Porto
- Museu do Conflito – Museu Judiciário do Tribunal da Relação do Porto
- Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto
- Museu do Papel Moeda
- Museu do Porto – Arqueossítio
- Museu do Porto – Ateliê António Carneiro
- Museu do Porto – Casa do Infante
- Museu do Porto – Casa Marta Ortigão Sampaio
- Museu do Porto – Museu Romântico
- Museu do Porto – Reservatório
- Museu dos Transportes e Comunicações – Alfândega do Porto
- Museu Militar do Porto
- Museu Nacional Soares dos Reis
- Núcleo Museológico da Escola Superior de Enfermagem do Porto
- Núcleo Museológico da Faculdade de Farmácia
- O Grande Museu das Casinhas de Bonecas
- Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)
- Reservas do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto
Museus como agentes de mudança
A celebração do DIM acontece desde 1977, a nível mundial, como forma de sensibilizar para o papel dos museus na sociedade contemporânea. No ano passado, mais de 37 mil museus, em 158 países e territórios, aderiram à comemoração.
O tema da edição de 2025 – “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança” – apela a uma reflexão sobre o papel dos museus como agentes de mudança, num mundo talhado por transformações constantes, e estabelece as instituições museológicas como participantes ativos na promoção de comunidades inclusivas e sustentáveis.
Em foco está o modo como estes espaços podem salvaguardar e preservar o património intangível, alcançar as gerações mais novas e recorrer aos desenvolvimentos tecnológicos para prestar melhores serviços às comunidades em que se inserem.
Editado por Filipa Silva