Recém-licenciados há menos de um ano e alunos de cursos de comunicação de 11 instituições de ensino podem concorrer a quatro bolsas de 2.500 euros cada. As candidaturas decorrem entre 12 e 30 de maio e os resultados são conhecidos no dia 30 de junho.
Bolsas vão ser atribuídas até 30 de junho de 2025 Foto: JPN
Estão abertas até ao final deste mês as candidaturas a quatro bolsas de investigação jornalística, no valor de 2.500 euros cada, no âmbito do projeto Academia de Notícias, que envolve o “Jornal de Notícias”, “O Jogo” e a rádio TSF.
Serão admitidos “trabalhos jornalísticos em texto, vídeo, som, dados ou formatos mistos” individuais ou de grupos de até cinco estudantes da área do jornalismo ou comunicação, ou ainda de recém-licenciados há menos de um ano nestas áreas. Cada candidato ou grupo pode submeter, no máximo, três propostas de investigação.
Os diferentes órgãos da Notícias Ilimitadas e a Fundação Mestre Casais vão financiar cada uma das bolsas. A do JN procura projetos sobre “coesão territorial e assimetrias regionais”. A rádio TSF vai premiar um trabalho sobre “A cidadania na era digital” e o desportivo “O Jogo” conteúdo sobre “O Desporto como veículo de inclusão”. A Bolsa Fundação Mestre Casais apoiará projetos sobre a Sustentabilidade.
Os trabalhos premiados vão ser publicados nas plataformas do “Jornal de Notícias”, do jornal “O Jogo” e da rádio “TSF”. As instituições de ensino dos premiados também terão uma recompensa. Por cada projeto, serão atribuídas 50 assinaturas digitais a distribuir pelas instituições de ensino junto dos seus alunos.
Os estabelecimentos parceiros são a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), a Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona do Porto, a Universidade Lusófona de Lisboa, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Católica de Braga, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, a Universidade do Algarve, a Universidade da Beira Interior, a Universidade da Maia e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
As candidaturas às bolsas devem ser enviadas por e-mail para [email protected] acompanhadas por vários documentos. Entre eles, uma carta de intenções com o nome da bolsa, tema específico, suportes e metodologia, fontes e um cronograma estimado dos trabalhos; a identificação completa do(s) candidato(s) com nome, telefone, morada, identificação fiscal e comprovativo de frequência de instituição de ensino superior; uma declaração de compromisso da originalidade e autoria do projeto de trabalho jornalístico apresentado e, finalmente, um consentimento para efeitos de recolha e tratamento dos dados pessoais. Tudo até 30 de maio, com os resultados a serem conhecidos um mês depois.
Os critérios para premiação terão em conta a “originalidade do conteúdo e do formato a desenvolver”, “a densidade, relevância e exequibilidade da proposta”, o “volume do conteúdo” e a “oportunidade e atualidade da proposta”. O júri inclui representantes dos títulos da Notícias Ilimitadas e da Fundação Mestre Casais.
As bolsas serão atribuídas em duas prestações. Quando forem apresentados comprovativos do avanço do projeto será depositada a primeira metade do valor na bolsa. O restante só é transferido mediante a apresentação dos conteúdos finalizados. Caso precisem de um pagamento intercalar, os estudantes terão de apresentar um relatório, bom como os conteúdos elaborados até essa fase.
Depois de aprovados os projetos e atribuídas as bolsas, o conteúdo final terá de ser entregue até 30 de novembro de 2025.
Editado por Filipa Silva