A candidatura conjunta de Porto e Gaia foi reconhecida como "Capital Mundial do Desporto 2028" pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto.

Candidatura uniu as cidades do Porto e de Gaia. Foto: Miguel Marques Ribeiro

As cidades de Porto e Gaia foram escolhidas pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES) para serem, em conjunto, a Capital Mundial do Desporto 2028. É a primeira vez que esta distinção é atribuída em Portugal.

As duas cidades apresentaram candidatura à Capital Mundial do Desporto de 2027, mas foi Buenos Aires a vencer a atribuição. Ainda assim, dada a proximidade pontual com que terminaram as candidaturas, a proposta portuguesa foi apontada para o ano seguinte: 2028. 

O regulamento da ACES Europa refere que “permite a designação da cidade finalista no ano seguinte se a diferença de pontuação for inferior a cinco pontos”.

“Challenge The Gap / Para Além das Margens” foi o lema da candidatura conjunta formalizada no final de 2024. A “elevada qualidade do trabalho apresentado” levou a ACES Europa a atribuir a organização a Porto e a Gaia.

Em comunicado, as câmaras municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia sublinham o “esforço conjunto das duas autarquias, da comunidade, dos clubes, dos atletas, das associações e das instituições”, que contribuíram para a afirmação do “desporto como um pilar essencial da vida das cidades do Porto e Vila Nova de Gaia”.

Os dois municípios pretendem promover a “prática desportiva formal, informal e federada, criar novos equipamentos, requalificar espaços desportivos já existentes, desenvolver novos programas desportivos e organizar eventos” de forma a incentivar as populações à prática do desporto e a “reforçar a posição das duas cidades como destinos globais de desporto”, como referem as autarquias.

A atleta olímpica Fernanda Ribeiro, o ciclista olímpico Rui Oliveira e o b-boy Max Oliveira foram alguns dos embaixadores da candidatura portuguesa.

Editado por Filipa Silva