Na sexta-feira, dia 23 de maio, é lançado o programa Cultura em Expansão 2025 com um concerto de Samuel Úria. A apresentação da 11.ª edição do evento acontece no Reservatório da Pasteleira.

Samuel Úria anda em ‘tour’ pelo país a apresentar “2000 A.D.” Foto: Arlindo Camacho

Samuel Úria vai estar no Porto na sexta-feira, dia 23 de maio, para atuar no evento de apresentação do programa da 11.ª edição do Cultura em Expansão.

O concerto integra a tour do cantautor português, que tem um novo álbum para apresentar: “2000 A.D.”, lançado no final de 2024.

A apresentação vai decorrer no Reservatório da Pasteleira, a partir das 19h00, com entrada gratuita sujeita à lotação do espaço.

Criado em 2014, o Cultura em Expansão é um programa anual promovido pela Câmara do Porto para levar a cultura e a arte de forma gratuita a vários espaços da cidade do Porto, onde a oferta cultural é mais escassa.

Na edição deste ano do Cultura em Expansão, a autarquia aposta num novo modelo de programação que inclui uma seleção de 20 projetos de criação comunitária e participada. São criações de teatro, música, literatura, artes visuais e performativas, curadoria, edição, vídeo e intervenções no espaço público.

Na cocriação comunitária, foram selecionados os projetos “Corpografias e Escrevivências PRETOguesas de Porto”, de Rafael Campos; “Desassossegar 2.0”, de Rita Costa Pedroso; “Habitare: olhares da cidade”, da Associação dos Albergues Nocturnos do Porto; “IRM_A: Identidades Romani Mulheres de Aldoar”, de Maria Gil; “Mulheres em Cena”, de Alice Guerreiro e “Território Cerco – Cartografia é Movimento”, de Clara Sefair.

Na modalidade da criação participada, foram escolhidos, ao todo, 14 projetos, entre eles “Memórias de um corpo”, do Balleteatro; “Ocupação Ternura Radical – Ramalde”, da PELE – Associação Social e Cultural; “O Meu Lugar no Mundo – um filme coletivo em Anselmo Braancamp”, da Associação O Meu Lugar no Mundo e “Aleixo: 5 Torres, 50 Anos”, do INSTITUTO.

A primeira fase do Cultura em Expansão arranca na sexta e estende-se até ao mês de julho, e a segunda fase da programação inicia-se em setembro e prolonga-se até ao mês de dezembro deste ano.

Editado por Filipa Silva