Esta quarta-feira, quase 100 pessoas estiveram nos jardins da Cordoaria para aprender os procedimentos que podem salvar vidas. A organização alerta que ainda há muita desinformação e que a maioria da população ainda não sabe como agir em situações de emergência.

A ação de formação aberta a comunidade começou perto das 14h00 desta quarta-feira e destinava-se a ensinar todos os passos necessários perante uma situação urgente, como uma paragem cardiorespiratória. A inscrição foi gratuita e incluía todo o material necessário para a formação. Esta foi a 2.ª edição do “mass training” em Suporte Básico de Vida (SBV), iniciativa promovida pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) com o apoio da Câmara Municipal do Porto (CMP).

Durante a formação, os participantes praticaram compressões torácicas e ventilações com recurso ao modelo de simulação “MiniAnne”. A formação teve como oradora a médica e professora da FMUP, Cristina Granja, que foi explicando os procedimentos com o apoio de vídeos exemplificativos. No final, puderam levar o modelo para casa com o objetivo de partilhar a experiência e o conhecimento adquirido com familiares e amigos.

Editado por Filipa Silva